Último dia da programação dos 60 anos de Chico Buarque
esta terça-feira, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, encerram as programações em comemoração aos 60 anos de idade de Chico Buarque, completados em junho.
A programação foi elaborada com palestras, apresentações teatrais e musicais, além da exibição de DVDs dos principais sucessos do cantor. A promoção do evento é do grupo de Núcleo de Estudos Poéticos-Musicais (NEPOM), vinculado a Pós-graduação de Literatura da instituição.
A programação do último dia do evento, 31 de agosto, traz a exibição do DVD Ópera do malandro e o debate de Marco Antonio Castelli e Toni Edson dos Santos, com mediação de Victor Luiz Rosa, a partir das 9h. Na seqüência, às 12h30min, haverá exibição do DVD Chico e as cidades, encerrando,às 18h com o DVD O país da delicadeza perdida.
Foram três dias de comemorações, em homenagem ao cantor, compositor e escritor Chico Buarque. No último dia 26, o professor de musicologia e crítica literária do Instituto Cultural Cravo Abin (ICCA) da PUC carioca, Júlio César Valladão Diniz falou sobre a postura profissional do cantor diante do sucesso, a versatilidade em sua carreira, além de situá-lo numa rápida recapitulação da história da música popular brasileira, principalmente das décadas de 60 e 70. O professor também utilizou uma comparação do trabalho de Chico com o do cantor Caetano Veloso, e criticou veemente o recente CD do último artista. “O palco tem um sentido de metonímia para Caetano, tudo para ele é um palco”, afirmou Valladão em um tom irônico, mas bem humorado que agradou aos presentes.
Já no segundo dia das comemorações, 30 e agosto, o auditório estava lotado e o público ficou extasiado com as apresentações do Grupo Cena em OFF que fez uma performance do livro Budapeste, última obra literária de Chico Buarque. A partir das 17h, o palco foi do pianista Alberto Heller e dos cantores Beatriz Tironi, Fernando De Carli, Marcelo Villena e da própria organizadora do evento, também cantora, Tereza Virginia que interpretaram canções de Chico Buarque.
Para quem quiser ainda desfrutar da programação do evento e apreciar o trabalho do célebre artista é só comparecer hoje, durante todo o dia, no auditório do CCE. A entrada é gratuita.
Maiores informações sobre o NEPOM pelo telefone 331 9293 ramal 232.
Por Alexandra Alencar/bolsista de jornalismo