UFSC inaugura Clínica Odontológica para bebês e reinaugura a Clínica de Pós-Graduação em Odontologia.
Nesta quinta-feira, 19, às 17h, serão inauguradas a Clínica de Bebês “Professora Ieda Ourofino Gubert” e as novas instalações da Clínica do Programa de Pós-Graduação em Odontologia.
Clínica Odontológica de Bebês Professora “IEDA OROFINO GUBERT”
A Clínica Odontlógica para Bebês, iniciou suas atividades no ano de 2000, com o objetivo de iniciar o tratamento odontológico numa fase precoce do desenvolvimento da criança.
Era convencionado, que o tratamento odontológico deveria ser iniciado aos dois ou três anos de idade. Com esta postura, na maioria das vezes, quando os pais ou responsáveis procuravam atendimento, estas crianças já possuíam alguma doença, em especial a cárie dental. Nesta faixa etária, é muito comum as crianças apresentarem a chamada “ cárie de mamadeira”, que é um conjunto de lesões cariosas muito destrutivas e de tratamento difícil. Este tipo de cárie se desenvolve a partir do consumo exagerado de líquidos açucarados, sem uma adequada higienização.
Um dos grandes objetivos das Clínicas para Bebês, é a mudança do comportamento tanto de pais e responsáveis, como do próprio Cirurgião-Dentista, quanto à saúde bucal. Ainda hoje, a maioria da população procura o atendimento curativo, isto é, depois do aparecimento da doença. O que se pretende, é que a ida ao dentista seja feita antes do aparecimento das doenças bucais, em especial a cárie dentária, e a procura para aconselhamento a respeito de medidas para uma atuação preventiva. Esta mudança de comportamento em relação à educação para a saúde estabelece rotinas que levam a prevenção ou controle das doenças mais freqüentes da cavidade bucal. Estas rotinas são efetivas através de programas destinados as gestantes, lactentes com enfoque sobre a influência do açúcar na cárie dentária e da higiene bucal nas doenças periodontais.
A Clínica Odontológica de Bebês do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina é conduzida pelos Professores da Disciplina de Odontopediatria, com a colaboração dos alunos dos Cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado em Odontopediatria.
O grande impacto que este programa visa alcançar, é a mudança de postura daquelas pessoas formadoras de opinião, que são os alunos dos Cursos de Pós-Graduação, em todos os níveis (Especialização, Mestrado e Doutorado). Estes levarão esta filosofia preventiva a seus futuros alunos e comunidade onde atuam, procurando uma mudança de hábitos da população em relação à saúde bucal das crianças.
O Programa desenvolvido, compreende palestras aos pais e/ou responsáveis sobre noções básicas de saúde bucal (desenvolvimento e crescimento da criança e das dentições, noções sobre higiene bucal, hábitos alimentares e prevenção das doenças bucais). Na parte prática, as crianças recebem tratamentos preventivos, como o uso de fluoretos em suas diversas formas, uso de substâncias ntimicrobianas, estabelecimento de hábitos higiênicos e de alimentação adequados. Conforme as necessidades também são realizados tratamentos curativos como adequação do meio bucal, restaurações simples e complexas, pequenas cirurgias e selantes.
A denominação da Clínica Odontológica de Bebês de “ CLÍNICA PROFª.DRª. YEDA OROFINO GUBERT” tem o objetivo de homenagear a Profª Yeda, pelos relevantes serviços prestados quanto à criação, organização, desenvolvimento e projeção do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina e em especial ao ensino da Odontopediatria.
A Profª Yeda Orofino Gubert, graduou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre – RS, em 1944. Especialista em Técnica Odontológica, pela Faculdade de Odontologia de São Paulo, em 1952 e Especialista em Ortodontia e Odontopediatria pela Faculdade Nacional de Odontologia da Universidade do Brasil em 1963.
Foi fundadora da Faculdade de Farmácia e Odontologia do Estado de Santa Catarina, da qual foi Diretora da Clínica Odontológica e Professora Titular da Disciplina de Ortodontia e Odontopediatria do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina.
Novas Instalações da Clínica de Pós-Graduação com uma Homenagem ao “PROF. DR. JORGE SEARA POLIDORO”
O Professor Dr. Jorge Seara Polidoro graduou-se em 1958 pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Santa Catarina. É especialista em Radiologia, Dentística, Doutor em Ciências e Livre Docente.
Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, foi responsável pelas disciplinas de Dentística. Como administrador foi Chefe de Departamento, Coordenador de Curso, Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Coordenador da Pós-Graduação em odontologia, além de incentivar e propiciar a formação de Professores a nível de Mestrado e Doutorado nas várias instituições de ensino à nível nacional e internacional.
Na participação associativista destacamos a sua atuação como Presidente da Associação Brasileira de Odontologia Secção de Santa Catarina e Fundador da Academia Catarinense de Odontologia entre outros.
Por toda uma vida de trabalho e dedicação ao ensino e a pesquisa o Prof. Jorge Seara Polidoro, merece o reconhecimento de toda a comunidade universitária.
Fonte: Programa de Pós-Graduação em Odontologia/UFSC