Trote integrado Solidário reúne Centros Acadêmicos do CSE e CCJ

06/08/2004 11:06

Respeito pela integridade física e moral dos calouros e defesa pela universidade pública, gratuita e de qualidade. Esse são os princípios do Trote Integrado Solidário organizado pelos centros acadêmicos dos cursos de Direito (Caxif), Economia (Cale), Administração (Caad), Serviço Social (Calis) e Ciências Contábeis (Cacic) da UFSC para recepcionar os calouros de 2004.2 nos cursos do Centro Sócio Econômico e do Departamento de Direito. As atividades do evento, que começou dia de 4 e vai até 20 de agosto, incluem doação de sangue, arrecadação de agasalhos e alimentos não perecíveis, brincadeiras e “show de calouros”.

Uma forma de integrar calouros e veteranos de forma harmônica e com benefícios para outros. Está e a opinião do diretor do Cale, Cássio U. Castro em relação a recepção . “Agente recebe os calouros com respeito e com festas” afirma. Durante o show de calouros, programado para os dias 11 e 12 próximos, no Hall do CSE, serão realizados competições de dança, música, “xaveco” e eleição de rei e rainha do trote. Os calouros que queiram participar do show devem comprar a camiseta do evento no valor de R$ 15,00 no centros acadêmicos organizadores.

Os agasalhos e os alimentos não perecíveis arrecadados serão doados para uma instituição ainda não definida. “A turma vencedora deve escolher a instituição a ser beneficiada como aconteceu ano passado” declara Vanessa Flores, membro da comissão organizadora e aluna da 5ª fase do curso de Serviço Social. Na primeira edição do evento, no semestre passado, as contribuições foram doadas para a Defesa Civil do Estado que as utilizou em benefício das vítimas do furação catarina.

O evento foi apresentado na última terça-feira, no auditório da reitoria. Estiveram presentes representantes o DCE, gestão Lutar quando a regra é vender, e do Sindicato dos Trabalhadores da UFSC. “É uma alternativa ao trote violento, com a possibilidade de informar ao calouro sobre reforma universitária, greve e a situação política da universidade” declara o representante do DCE, o coordenador Sebastião Amaral. A representante do Sintufsc, Ângela Olinda, também falou para os calouros sobre os motivos da greve e o incidente da manifestação no dia anterior quando o sindicato colocou auto-falantes pela universidade informando as reivindicações dos grevistas.

As atividades do evento valerão pontos de acordo com regulamento elaborado por uma comissão julgadora. A turma vencedora receberá um prêmio de R$250,00. A divulgação da turma de calouro vencedora acontece dia 13 e no dia 20 de agosto ocorre a festa de encerramento.

Por Anderson Porto/bolsista de jornalismo da Agecom