Projeto 12:30 Intercâmbio Catarinense nesta sexta no Ribeirão da Ilha

27/08/2004 12:01

O Projeto 12:30 realiza nesta sexta-feira, 27 , às 13h30min, a

terceira etapa do Projeto 12:30 Intercâmbio Catarinense: Circuito

Grande Florianópolis, na Escola Básica Estadual Dom Jaime Câmara, no

Ribeirão da Ilha, localizada na região sul de Florianópolis.

O show fica por conta da banda Bandit que, fortemente influenciados pelo funk e pelo disco, prometem não deixar ninguém parado com suas músicas próprias e também com releituras de grandes clássicos dos Mutantes, Barão Vermelho, Caetano Veloso, James Brown, Jamiroquai, Kool & The Gang, entre outros.

“A nossa identidade é o funk, mas não deixamos de lado outros ritmos

como o reggae, o rock e, muito menos, os brasileiros”, diz Nelson Viana, vocalista e fundador da Bandit. Além do show, a Bandit também fará um bate-papo com os estudantes.

A Bandit é Nelson Viana nos vocais e guitarra, Nani Lobo no contrabaixo e Brother na percussão. Para este show, a banda contará com a participação do baterista Léo Garcia , integrante da banda Os Chefes.

Há mais de dez anos apresentando semanalmente atrações culturais aos

estudantes e comunidade universitária da UFSC, o Projeto 12:30 se

desdobra mais uma vez para partilhar seus bons frutos com outras

comunidades. Dando continuidade à experiência bem sucedia de 2003 em

cinco cidades do litoral do Estado, o objetivo do Intercâmbio

Catarinense este ano é levar artistas, que se apresentaram no campus da UFSC, para cinco escolas da Grande Florianópolis, promovendo shows e o intercâmbio cultural entre os músicos e estudantes das comunidades visitadas.

O Projeto estimula a aproximação entre público e artistas

através de bate-papos após a apresentação, buscando incitar a produção e a difusão de bens culturais em cidades de Santa Catarina.

O Projeto é realizado através de recursos do Pró-Extensão da UFSC.

“A receptividade dos alunos nas escolas, a curiosidade sobre o nosso

trabalho e o desejo de saber como poderiam formar os seus grupos

musicais têm nos incentivado a participar deste projeto de intercâmbio”, comenta Luís Fernando Coelho, que esteve no final de junho, junto com o Cravo-da-Terra, na Escola Altamiro Guimarães, em Antônio Carlos. As mais de 700 crianças e jovens de três a vinte anos assistiram à apresentação do grupo atentas e interessadas, e, no final, fizeram perguntas sobre os instrumentos e os shows do Cravo-da-Terra.

A quarta etapa do Projeto 12:30 Intercâmbio Catarinense será na Escola de Educação Básica Professora Maria da Glória Veríssimo de Farias, em Biguaçú. A atração ficará por conta da banda Brasil Papaya. Apenas mais uma escola será contemplada pelo projeto até o final deste ano. “Outros grupos musicais e comunidades escolares têm demonstrado interesse em participar do intercâmbio, mas é preciso o apoio de mais patrocinadores culturais para conseguir levar o projeto para outras cidades”, ressaltam os coordenadores Clóvis Werner e Marco Valente.

O Projeto 12:30 é uma realização do DAC – Departamento Artístico

Cultural, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC. Mais informações pelos telefones 331-9348 ou 331-9447.

Por Sylvia Dantas/ bolsista de jornalismo do DAC para

Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30