NOTA DE ESCLARECIMENTO
Tendo em vista os acontecimentos ocorridos nesta segunda-feira, 2 de agosto, relativos à presença no Campus Universitário de carros de som emitindo música e textos em alto volume, a Administração Central da UFSC esclarece que:
1. A partir de reclamações de membros da comunidade universitária – professores, estudantes, servidores técnico-administrativos, inclusive do Hospital Universitário – foi feito contato com uma das empresas de sonorização solicitando a suspensão das emissões sonoras;
2. Não havendo de parte da empresa qualquer atenção ao pedido da administração foi atendida orientação da Procuradoria Geral no sentido de que fosse acionada a Polícia Militar, a fim de fazer cessar a perturbação da ordem e a continuidade das infrações à lei do silêncio;
3. No primeiro contato estabelecido entre um oficial da Polícia Militar e as empresas, o pedido de suspender a atividade dos carros de som não foi atendido;
4. Mantida a determinação da Procuradoria Geral, seguida pela Administração da UFSC, a Polícia Militar retornou ao Campus no início da tarde e novamente reiterou às empresas a urgência da retirada dos veículos e a imediata suspensão da emissão sonora, no que foi prontamente atendida.
A Administração Central da UFSC reforça sua convicção de que a decisão tomou por base o bom senso, na medida em que a atividade das empresas feriu regras claras de manutenção da ordem nas dependências de um estabelecimento de ensino, com aulas em andamento, além de oferecer risco às atividades de uma unidade de saúde, no caso o HU.
Reiteradas vezes temos reconhecido a justeza do movimento dos STA’s, bem como a necessidade de uma solução para o impasse da negociação em torno de salários e carreira. No entanto, ações que firam regras básicas de convivência, promovidas por empresas terceirizadas nas dependências do Campus da UFSC, de modo algum serão toleradas por esta administração.
Florianópolis, 02 de agosto de 2004.
A Administração Central da UFSC