Alunos da UFSC conquistam primeiro e segundo lugar no Campeonato Pan-Americano Universitário de Xadrez.
Os alunos da UFSC Guilherme Deola Borges e Ricardo Bedin França conquistaram o primeiro e o segundo lugar na categoria Absoluto do Campeonato Pan-Americano Universitário de Xadrez, disputado em Lages, nos dias 19 a 22 de agosto. No evento, participaram 27 atletas de 16 instituições de ensino, sendo duas estrangeiras: UA-MEX e Ites-MCC, ambas mexicanas.
Após vencer o torneio, Guilherme Borges foi convocado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) para integrar a equipe brasileira que representará o país no Campeonato Mundial Universitário de Xadrez, que será realizado em Istambul, na Turquia, entre os dias 6 e 11 de setembro.
Todos os seis atletas da delegação da UFSC, a maior do evento, ficaram bem classificados. Além do campeonato e do vice, a UFSC também obteve o 4º lugar, com o aluno Diego Pretto; o 8º lugar com Jaison José Bassani; o 9º lugar com Diogo Luiz de Oliveira e o 13º com Lúcio Costa Duarte.
O bom desempenho dos atletas da UFSC fez a universidade levar o título de Campeã Pan-Americana de Xadrez, com 27 pontos, 12 a mais do que a segunda colocada, a Universidade do Contestado (UNC).
Outra boa notícia para a UFSC, é a possibilidade de sediar a próxima edição do campeonato já que o Clube de Xadrez de Florianópolis conquistou junto à CBDU o direito de realização do evento no ano que vem.
Por Gutieres Baron/bolsista de Jornalismo da Agecom