4ª SEPEX: Ainda há vagas para 40 minicursos gratuitos

19/08/2004 17:35

Buscando consolidar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, a UFSC vem promovendo um evento onde reúne sem distinção, trabalhos representativos do tripé básico da universidade: a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão – SEPEX, que está este ano em sua quarta edição.

A 4ª SEPEX acontece no campus da UFSC de 22 a 25 de setembro. Além dos estandes, painéis e diversas atividades culturais a 4ª SEPEX oferece, este ano, 118 minicursos gratuitos abertos à comunidade.

Os minicursos têm duração de 4 horas (período único) ou 8 horas (divididos em dois períodos). Acontecem distribuídos pelos quatro dias do evento. Os participantes têm direito a um certificado, emitido pelo Departamento de Apoio à Extensão da UFSC.

As inscrições para a participação nos minicursos estão abertas até dia 17 de setembro. Recomenda-se efetivar logo a inscrição porque cada minicurso tem vagas limitadas. Dos 118 minicursos oferecidos, 78 já estão completos( sem vagas).

Os interessados podem se inscrever diretamente no site www.sepex.ufsc.br

Quem não tiver acesso a computador e/ou Internet pode fazer a inscrição no segundo andar do prédio da Reitoria da UFSC, na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, sala 8, secretaria da SEPEX, 9h às 12h e das 14 às 17 horas.

Os minicursos:

Os minicursos se destinam aos mais diferentes públicos em diversas áreas, com temáticas interessantes e instigantes.

Há minicursos aos que se dedicam ou se interessam pelo ensino, cultura e práticas pedagógicas: Aspectos da cultura guarani- passado e presente; Atividades para o canto em grupo; Conversando sobre sexo e sexualidade; Educação Física:reflexões e perspectivas; Geometrias não-euclidianas; Introdução à prática sócio-construtivista; Profissão de futuro; Técnicas de apreensão corporal do lúdico; Sala temática – uma ferramenta para o ensino de química; Ferramentas para a pesquisa Sociolingüística: coleta de dados e análise estatística (VARBRUL), entre outros temas.

Para os que se interessam por africanidade e temas correlatos: Africanos no Sul do Brasil: rotas do tráfico e identidade étnica; Corpos Africatarinos;

Para a “melhor idade” e para quem trabalha com essa população: Oficinas de Internet para a Terceira Idade nível intermediário (nível iniciante já está esgotado; Educação Ambiental na Terceira Idade; Ilustrando o Tempo; entre outras opções.

Para os que se interessam pelo meio ambiente e pelo trato com a terra: Manejo ecológico de pastagens; Veterinária Ambiental; Produção de Leite à Base de Pasto em Pastoreio Racional Voisin; Educação ambiental em indústrias têxteis;Tecnologia de Realidade Virtual aplicada ao Meio Ambiente, Estresse e bem-estar animal, histórico, definições e medidas; Biocontrução e permacultura- quebre o sistema,entre outros temas.

Estão disponíveis, também, minicursos como: A Literatura italiana traduzida no Brasil; Capoeira Angola Palmares; Planejamento de Carreira para formandos; Engenharia de Protocolos; Protestantismo e Pentecostalismo no Brasil; Segurança contra incêndios/aprenda a não se queimar; Noções sobre medição de vazão e máquinas de fluxo

Por Alita Diana/jornalista da Agência de Comunicação da UFSC