Rua em frente ao Terminal da Trindade recebe o nome de professor da UFSC
O professor emérito da UFSC, Lauro Caldeira de Andrada, recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Florianópolis, que batizou com o seu nome a via pública paralela à Avenida Paulo Fontes, que passa em frente ao novo terminal da Trindade TITRI). A rua fica entre a Av. da Saudade e a Rua Juvêncio Costa.
A lei que deu nome à Rua Lauro Caldeira de Andrada foi promulgada pelo Presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, o vereador Marcílio Guilherme Ávila, no dia 29 de março deste ano. A partir desta data, quem passar pela via em frente ao TITRI estará, de alguma forma, homenageando o professor da UFSC.
Lauro Amaral Caldeira Andrada dedicou grande parte de sua vida ao curso de Odontologia da UFSC, não só como professor titular da cadeira de Materiais Dentários, mas também como chefe de Departamento e Coordenador de Curso, tendo participado ainda de cargos em diversos conselhos. Segundo seu filho, o também professor de Odontologia Mauro Caldeira de Andrada, Lauro foi “uma figura muito importante, porque atuou durante anos junto à reitoria para permitir a especialização de vários professores em São Paulo, contribuindo para fazer do curso de Odontologia da UFSC a referência que é hoje”.
Lauro tornou-se professor emérito em 2000, na sessão do CUN do dia 28 de novembro, coordenada pelo Reitor Rodolfo Pinto da Luz. Foi ainda Catedrático na Academia Catarinense de Odontologia, ocupando a cadeira número 12 – que passou ao seu filho, o professor Mauro, no dia 26 de outubro de 2000. Ele comemora: “fico orgulhoso não só como filho, mas como professor desta universidade, ao ver uma homenagem como essa a um emérito do quilate de meu pai.” Falecido no dia 30 de novembro de 2000, Lauro Caldeiras de Andrada faz parte hoje “não só da história da UFSC como da história da cidade”, afirma o filho, Mauro.
Por Willian Vieira/ bolsista de jornalismo da Agecom