Médicos do Hospital Universitário da UFSC realizam cirurgia através de camêra de vídeo

15/07/2004 12:25

A era do vídeo também já chegou no centro cirúrgico do Hospital Universitário, quando uma equipe liderada pelo professor Ricardo Baratieri realizou uma cirurgia videolaparoscopia. Com essa forma de tratamento não há necessidade de cortar o abdome do paciente.

Munida de microcâmera, pinça e bisturi eletrônico, a equipe faz duas pequenas incisões por onde penetram os equipamentos. O procedimento é mais rápido e o pós-operatório torna-se menos dolorido. Esse tipo de serviço já está à disposição do paciente das clínicas cirúrgicas do hospital. Realizado pelo SUS e inteiramente gratuito.



Segundo o professor Ricardo Baratieri,Coordenador da Cirurgia Videolaparoscópica no HU, desde maio de 2002 o HU já realizou mais de 260 cirurgias somente de vesícula, 20 colecistectomias, além de um inúmeras correções de hérnia de hiato, tratamento de dores no abdome retirada de intestino, etc.

Os residentes em treinamento do Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Videolaparoscópica são os médicos Luciano de

Mello e Rodinei Cássio Bricki Tenório.

Informações pelos fones 331 9199

Por José Antonio de Souza/jornalista da Agecom