4ª SEPEX: Seminário de Iniciação Científica se integra à SEPEX.
A 4ª edição da SEPEX, Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, que acontece do dia 22 a 25 de setembro na UFSC terá uma novidade: a incorporação do XIV Seminário de Iniciação Científica. A partir deste ano, os dois eventos, antes separados, passam a acontecer na mesma época.
O objetivo é aproximar a comunidade da produção acadêmica, e divulgar os resultados de trabalhos realizados por alunos dos cursos de graduação da UFSC. Mas graduandos de qualquer outra instituição brasileira de nível superior também poderão participar.
Os alunos contemplados com os 343 Projetos de Bolsa de Iniciação Científica (Pbic), patrocinados pelo CNPq, e os 77 projetos de Bolsa de Iniciação à Pesquisa (BIP), patrocinados pela própria UFSC, têm, por OBRIGAÇÃO de contrato, apresentar ao fim da bolsa (que dura de agosto a julho) os resultados obtidos, de forma oral ou em pôster, o que acontecia no segundo semestre de cada ano. Como a SEPEX acontecia, sempre, no primeiro semestre não era possível fazer coincidir os eventos.
A professora Thereza Christina M. de Lima Nogueira, Pró-Reitora de Pesquisa explica que o alcance do Seminário era restrito, praticamente, à comunidade acadêmica, ao passo que a SEPEX recebe, a cada ano, mais visitantes de Florianópolis e do estado.
A partir da 4ª edição os eventos se amalgamaram e acontecerão juntos em setembro. “Daqui para frente vai dar muito certo, pois teremos um efeito colateral positivo com a diminuição dos custos e a ampliação da divulgação” comenta a Pró-Reitora.
Já que “O objetivo é divulgar a produção científica não só dentro da universidade mas principalmente para fora, na grande mídia”.
A inscrição para o Seminário de Iniciação Científica continua separada da SEPEX, com o mesmo modelo on-line anterior vigorando.
Paralelo à SEPEX vão acontecer ainda o Seminário de Propriedade Intelectual e o Seminário de Ética, informou a professora Thereza Christina.
Mais informações sobre o XIV SIC em : www.dap.ufsc.br/sic04
ou com o Departamento de Desenvolvimento de Projetos
tel 331 9332 e 331 9206
Por Willian Vieira/ bolsista de jornalismo da Agecom com colaboração de Gutieres Baron