UFSC é credenciada junto à 11ª Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento
A Universidade Federal de Santa Catarina foi credenciada junto à 11ª Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), que será realizada em São Paulo, de 13 a 18 de junho de 2004. A Unctad, atualmente presidida pelo diplomata brasileiro Rubens Ricupero, é um órgão da ONU voltado para as questões de comércio, desenvolvimento e pobreza, e se reúne a cada quatro anos. A Conferência de São Paulo coincide com a comemoração dos 40 anos de fundação da Unctad.
O credenciamento da UFSC partiu da iniciativa das alunas do curso de Pós-Graduação em Direito (doutorado) da UFSC, Mônica Teresa Cherem e Patrícia Loureiro, com a colaboração da Reitoria. O processo foi longo e muitos requisitos tiveram que ser atendidos, já que o credenciamento é feito pela sede da Unctad em Genebra, na Suíça, após remessa de documentos e justificativas.
“A presença da UFSC no evento é singular, uma vez que pouquíssimas universidades foram credenciadas, e certamente fará com que os estudos relacionados com políticas de desenvolvimento tomem uma grande importância na vida acadêmica”, explica Mônica Cherem.
Outra boa notícia para a UFSC é que no período da Conferência será lançado o livro “Comercio Internacional e Desenvolvimento: uma perspectiva brasileira”. O próprio Secretário Geral da Unctad, Rubens Ricupero, prefaciou o livro, que contou com a colaboração de 9 artigos de professores, alunos e ex-alunos da pós-graduação da UFSC, entre CCJ e CSE.
O Brasil foi membro fundador da Unctad em 1964 e desde então tem participado ativamente de suas deliberações e discussões. Esta será a primeira vez que o Brasil sediará uma de suas Conferencias. A deste ano contará com a participação de ministros e representantes dos 192 Estados membros da UNCTAD, e de funcionários de organizações internacionais, não-governamentais e intergovernamentais, parlamentares, acadêmicos, empresários e profissionais da imprensa.
De acordo com Rubens Ricupero, nos 40 anos desde que Unctad foi fundada, o ambiente internacional foi transformado radicalmente pela globalização, e os problemas experimentados pelos países requerem hoje aproximações inovadoras. “A Unctad XI oferece a oportunidade de discutir esses problemas e de definir o tipo de medidas nacionais e multilaterais necessárias para que a integração da economia mundial renda ganhos reais ao desenvolvimento dos países. Os regimes de comércio aberto e os mercados financeiros sozinhos não são suficientes”, explica Ricupero.
A proposta da Unctad, na reunião em São Paulo, é continuar trabalhando por iniciativas globais de promoção do desenvolvimento e do comércio internacional. O tema central desta reunião será “Promovendo a coesão entre estratégias nacionais de desenvolvimento, especialmente nos países em desenvolvimento”.
Mais informações sobre a conferência e sobre a Unctad podem ser encontradas nos sites www.unctad.org ou www.unctadxi.org
Por Gutieres Baron/bolsista de jornalismo da Agecom