Livro sobre nacionalização da escola alemã tem novo lançamento nesta quinta-feira
Na esteira dos 180 anos de imigração alemã no Brasil, está marcado um novo lançamento do livro Etnia e educação: a escola alemã do Brasil e estudos congêneres, organizado pela professora Neide Almeida Fiori e publicado, em esquema de co-edição, pela Editora da UFSC (EdUFSC) e pela Editora Unisul. Será no dia 17, a partir das 19 horas, no Espaço Cultural da Secretaria de Estado da Educação e Inovação, no centro de Florianópolis. São co-autores da obra os pesquisadores: Arthur Elásio Rambo, Arthur Rabuske, César Paiva, Etelvina Maria Trindade, Eva Koch, Giralda Seyferth, Lúcio Kreutz e Walter Koch. O livro aborda, com profundidade, o ensino da língua alemã nas escolas do Vale do Itajaí, enfatizando a polêmica em torno da obrigatoriedade da língua portuguesa e conseqüente fechamento das escolas alemãs na região durante o Governo Vargas. A chamada “nacionalização” veio acompanhada de perseguição generalizada às famílias de origem germânica, confundidas como adeptas da doutrina nazista.
Os artigos tentam desmistificar a história, enterrando preconceitos e jogando novas luzes para a compreensão dos leitores.
Contatos com a organizadora: 48 – 9982-3232; 48 – 225-4296; 48 – 331-9250 Informações na SED com Raquel pelo fone 221-6161.
Fonte: Editora da UFSC