Livro discute Monteiro Lobato e a formação do leitor no Brasil
A professora do CED, Eliane Debus, lança nesta quarta-feira às 17h , no hall do novo prédio do CED seu livro “Monteiro Lobato e o leitor, esse conhecido”.
obra, publicada pela EdUFSC em co-edição com a Editora da Univali, tem relevância nacional e, com certeza, despertará o
interesse de leitores de todas as idades.
A autora, de forma inédita e ousada, destrinchou a vida e a literatura do jornalista, escritor, editor, empreendedor e cidadão
Monteiro Lobato, comprovando o seu papel fundamental para a valorização da literatura, do livro, do autor, da biblioteca, da escola e,sobretudo, para a formação do leitor desde a criança, com envolvimento, inclusive, da família. Debus faz uma exaustiva pesquisa, à altura do valor político, intelectual e literário do escritor, traçando um perfil histórico e ouvindo leitores de Lobato, ou seja, crianças da época que adquiriram o hábito da leitura com as histórias da Emília, do Saci-Pererê, do Jeca Tatu… do Sítio do Pica-pau Amarelo.
“Reencontramos sete desses leitores, que testemunham a importância dessa leitura na infância”, sublinha a autora, professora na UFSC
junto aos Departamento de Metodologia de Ensino (MEN/CED) e Departamento de Língua e Literatura Vernáculas (LLV/CCE).
Reencontrar estes leitores muitos anos mais tarde, por exemplo, permitiu à pesquisadora uma reflexão ímpar sobre a formação do
leitor.
A obra é estruturada em quatro capítulos. O primeiro mapeia a trajetória leitora de Lobato; o segundo realça a recepção dos
textos infantis por um grupo específico de leitores; o terceiro enfoca depoimentos posteriores; e no quarto a pesquisadora recolhe “das narrativas infantis de Monteiro Lobato a representação ficcionada de um público leitor”, desvelando “nessa mesma produção a inserção de leitores reais, de carne e osso”. O livro é enriquecido por sete cartas inéditas escritas por Lobato a leitores infantis.
Em rápido resumo, nas próprias palavras da autora, a obra em questão pode ser assim descrita: “O contato epistolar de Monteiro Lobato com seus leitores talvez seja o mais profícuo e original encaminhamento de recepção mirim de que se tem notícias, pois acreditamos que a atuação dos leitores contribuiu de forma efetiva pra o desenvolvimento da sua literatura infantil. Por isso, dedicamos particular atenção aos registros de leituras oriundos dessas cartas, pois elas são exemplos da presença concreta de manifestação da leitura e apresentam subsídios para refletir sobre a conduta e as reações dos leitores, bem como se tornam testemunhos, já que estas vozes acabam nos fornecendo informações importantes para análise sobre a recepção da literatura infantil lobatiana e a sua importância na formação de leitores”.
Fonte: Editora da UFSC/ Por Moacir Loth