Livro da Editora da UFSC enfoca os vínculos entre Ciências Sociais e a Gastronomia

28/06/2004 12:58

O livro “Sociologias da Alimentação” de Jean-Pierre Poulain,professor da Universidade de Toulouse-Le-Mirail, França, será lançado nesta 5ª, no Centro de Cultura e Eventos, precedido de uma conferência, com tradução simultânea, com o autor. A conferência acontece às 19h.

O evento cultural contará também com a exposição fotográfica “Sabores da França” de Rossana Pacheco da Costa Proença.

O LIVRO

Em tempos de “fome zero”, uma boa pedida é o livro Sociologias da Alimentação, de Jean-Pierre Poulain, com tradução de Rossana Pacheco da Costa Proença, Carmen Sílvia Rial e Jaimir Conte, publicado pela EdUFSC . A obra é a grande novidade de 2004 da Série Nutrição e faz um inventário das contribuições da Sociologia para a compreensão da alimentação, enfocando, com profundidade, os vínculos entre as Ciências Sociais e a Gastronomia.

Poulain, segundo Rossana Proença, tem uma trajetória, no mínimo, interessante, pois cresceu no meio da fabricação de comidas, na charcuterie de seus pais, em Tulle, no Centro da França. Porém, no momento de assumir a sua, digamos, “herança” gastronômica e econômica natural, até por ser o homem da casa, resolveu partir em busca de horizontes mais amplos, indo estudar na École Hotélière em Toulouse.

Tornou-se um chef de mão cheia, professor na escola e iniciou uma carreira brilhante na área de estruturação e inovação tecnológica em cozinhas profissionais, incluindo livros, colunas em revistas especializadas, viagens, consultorias e participações em eventos. Não satisfeito, resolveu ir para Paris fazer doutorado em sociologia e antropologia com Edgar Morin.

Surgiu então o chef socioantropólogo, que em Sociologias… discute a alimentação a partir dos grandes questionamentos atuais e busca, com uma abordagem mais simplificada, atingir a um público mais geral. Num segundo momento, Poulain apresenta as discussões teóricas para o entendimento da proposta, com abordagem e linguagem mais adequada para iniciados.

Trata-se portanto, ressalta Proença, de um trabalho que atende tanto os que buscam ler sobre alimentação, com uma abordagem diferente das receitas grastronômicas e das receitas nutricionais, quanto aos especialistas na área, que buscam aprofundar teoricamente os seus estudos.

A Série Nutrição foi inaugurada com o lançamento do clássico A alimentação através dos tempos, da primeira nutricionista do Brasil, a catarinense Lieselotte Hoesschl Ornellas. Outros títulos já estão na rua: Inovação Tecnológica na produção de alimentação coletiva, de Rossana Pacheco da Costa Proença; Consulta de Nutrição – Controle e Prevenção do Colesterol elevado, de Maria Alice Altenburg; Nutrição do atleta, de Ielana Arminda Mourão Kazapi e Vera Lúcia Cardoso Garcia Tramonte, além do livro com os resultados do Simpósio Sul-Brasileiro de Alimentação e Nutrição: História, Ciência e Arte, que faz parte das comemorações dos 20 anos do curso de Nutrição da UFSC.