Exposição sobre Josué de Castro na UFSC

foto Jones Bastos/Agecom
Nascido, em 1908, no sertão do nordeste brasileiro, Josué de Castro conseguiu alcançar reconhecimento no Brasil e no exterior, na condição de cientista, escritor e realizador.
Castro também se destacou pelos exercícios de filosofia. Sua produção no campo científico está traduzida em mais de 25 idiomas, sendo uma delas o livro Geografia da Fome. Vários projetos de governo, na área social foram idealizados por Castro, como Merenda Escolar, do Ministério da Educação, Restaurantes Populares, do Serviço Social, do Ministério da Previdência, Associação Mundial de Luta Contra a Fome, do Instituto de Nutrição, da Universidade Federal dório de Janeiro.
O Projeto Memória está na sua oitava edição. Nos anos anteriores, em parceria com a empreiteira Odebrescht, homenageou Castro Alves, Monteiro Lobato, Rui Barbosa, Pedro Álvares Cabral, Juscelino Kubtischek de Oliveira e Osvaldo Cruz. Neste ano, é a vez de Josué de Castro. A mostra pretende percorrer 800 municípios em todo país, passando por cinco mil bibliotecas e 18 mil escolas. O projeto é uma promoção da Fundação Banco do Brasil.
Por José Antônio de Souza/jornalista da Agecom