Exposição sobre Josué de Castro na UFSC

22/06/2004 15:16

foto Jones Bastos/Agecom

foto Jones Bastos/Agecom

Até o dia dois de julho, a comunidade universitária e o público em geral poderão assistir a exposição de painéis fotográficos e de textos sobre a vida e obra do cientista social Josué de Castro. Ela está instalada no hall da reitoria da UFSC e fica aberta ao público de segunda a sexta das 8 às 22 horas.

Nascido, em 1908, no sertão do nordeste brasileiro, Josué de Castro conseguiu alcançar reconhecimento no Brasil e no exterior, na condição de cientista, escritor e realizador.

Castro também se destacou pelos exercícios de filosofia. Sua produção no campo científico está traduzida em mais de 25 idiomas, sendo uma delas o livro Geografia da Fome. Vários projetos de governo, na área social foram idealizados por Castro, como Merenda Escolar, do Ministério da Educação, Restaurantes Populares, do Serviço Social, do Ministério da Previdência, Associação Mundial de Luta Contra a Fome, do Instituto de Nutrição, da Universidade Federal dório de Janeiro.

O Projeto Memória está na sua oitava edição. Nos anos anteriores, em parceria com a empreiteira Odebrescht, homenageou Castro Alves, Monteiro Lobato, Rui Barbosa, Pedro Álvares Cabral, Juscelino Kubtischek de Oliveira e Osvaldo Cruz. Neste ano, é a vez de Josué de Castro. A mostra pretende percorrer 800 municípios em todo país, passando por cinco mil bibliotecas e 18 mil escolas. O projeto é uma promoção da Fundação Banco do Brasil.

Por José Antônio de Souza/jornalista da Agecom