Conceito de democracia liberal é repensado em debate na UFSC
A Crítica à Democracia Liberal em Rousseau e Carl Schmitt é o tema do seminário que acontece dia 22, às 19h30min, no Auditório do Centro Sócio-Econômico, com Luiz Vicente Vieira, do curso de Economia da UFSC, que após os debates, com os professores Hector Leis e Arno Dal Ri Jr., lança o seu livro `Os movimentos sociais e o espaço autônomo do “Político“.`
Vieira lembra que a idéia do sistema representativo moderno surge em meio à luta da burguesia emergente contra o Estado absolutista, arbitrário e intervencionista. “Este modelo de organização do espaço do político constitui-se, assim, como mecanismo de funcionamento do poder político quando a nova fonte de legitimação do poder da nação deixa de ser o monarca para, teoricamente, fundar-se na soberania popular, um sistema que passou então modernamente, a chamar-se de democracia representativa ou liberal”.
Com o surgimento do individualismo burguês, base do funcionamento da nova forma de reprodução social baseada no modo capitalista de produção, começa a surgir um hiato entre a igualdade dos membros do Estado formalmente reconhecida pela Constituição e a crescente desigualdade material e social entre estes.
E o crescimento das desigualdades entre os cidadãos levou à situação alertada pelo filósofo Rousseau, no século XVIII, onde alguns chegam a tornar-se tão ricos a ponto de poderem comprar os outros e alguns tão pobres que se vejam constrangidos a se venderem.
“Uma situação que certamente impossibilita a realização de qualquer democracia substancial. Portanto, o que está subentendido no conceito de democracia liberal é que aqui apenas se reconhece o direito de todos formalmente participarem da escolha de representantes que irão dirigir as forças do Estado”, observa Luiz Vieira.
É nesse contexto que ele lista algumas questões para o debate após o seminário: Quais as lacunas da democracia representativa, liberal? Que exemplos de democracia (de fato) nós conhecemos na sociedade brasileira?
Mais informações pelo e-mail: lvvieira@hotmail.com