CNPq oferece 3.000 bolsas para iniciação científica
O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) está convocando pesquisadores beneficiados com bolsa de Produtividade em Pesquisa da agência a apresentarem propostas visando a distribuição de 3.000 bolsas de Iniciação Científica destinadas a estudantes de graduação.
Essas bolsas serão oferecidas aos graduandos que colaborarão nas pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores bolsistas do CNPq enquadrados nos níveis I e II, segundo a classificação da agência. Das 3.000 bolsas, 2.000 vão para pesquisadores nível I e 1.000, para os de nível II. Esses pesquisadores devem ser, preferencialmente, orientadores de pós-graduação de cursos classificados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com nível igual ou superior a cinco.
O objetivo das bolsas, segundo o CNPq, é apoiar a execução dos projetos de pesquisas financiados com recursos públicos a partir da concessão dessas bolsas de iniciação científica. As propostas serão recebidas pela agência de fomento à pesquisa até 30 de junho de 2004, sendo que os resultados da concessão serão divulgados um mês depois e a implementação das bolsas acontecerá a partir de 1º de agosto.
O valor da bolsa será de de R$ 241,51 ao mês. Estão sendo destinados ao programa R$ 26 milhões provenientes do Tesouro Nacional, que cobrirão o pagamento de 36 mensalidades das 3.000 bolsas de iniciação científica oferecidas.
Somente poderá ser beneficiário da bolsa o aluno que atenda aos seguintes requisitos: estar regularmente matriculado em curso de graduação; não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa; ser selecionado e indicado pelo pesquisador beneficiado por cota dessa modalidade de bolsa.
É vedada a indicação de candidato para exercer atividades indiretas, como apoio administrativo ou operacional. O pesquisador deverá preencher e transmitir a proposta ao CNPq via Internet, a partir do Formulário Eletrônico, cujas regras de configuração estão disponíveis na página da agência. Para acesso e preenchimento do Formulário Eletrônico, o pesquisador deverá fazer o download a partir do endereço: www.cnpq.br/plataformalattes/
formpropostaunico1.htm. Os formulários poderão ser encaminhados até as 18h (de Brasília) do dia 30 de junho. Será aceita uma única proposta por pesquisador, prevalecendo a última na eventualidade de mais de uma transmissão.
Mais informações podem ser obtidas diretamente na página do CNPq, no endereço www.cnpq.br/servicos/editais/. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo do Edital que regula o processo de concessão das bolsas podem ser obtidas na Central de Atendimento do CNPq, pelo telefone 0800-61-9697 ou pelo formulário de atendimento on-line
Informações: Portal Universia – www.universiabrasil.net