UFSC inaugura Centro de Cultura e Eventos
Em construção há oito anos, o Centro de Convenções da UFSC será inaugurado no próximo Domingo, 9/05, às 19h. A obra irá abrigar um auditório com capacidade para 1400 lugares, agência do banco Santander, a livraria da FEESC, uma agência de viagens e uma praça de alimentação com quatro módulos, que poderão ser transformados em lanchonetes, restaurantes ou cafés. A inauguração acontece durante a cerimônia de transmissão de cargo do atual Reitor, Rodolfo Pinto da Luz, para Lúcio Botelho.
O espaço será utilizado para eventos da universidade como formaturas, seminários e congressos, e também para eventos externos à universidade. A intenção é proporcionar um espaço adequado para a realização de formaturas sem custo nenhum para os alunos.
O projeto do Centro de Convenções foi feito em 1995 ainda na gestão do reitor Antônio Diomário de Queiroz. Na época a obra chegou a ser iniciada, mas logo foi interrompida por falta de recursos financeiros. Quando o reitor Rodolfo Pinto da Luz assumiu, em 1996, fez-se um esforço para captar recursos junto ao Ministério da Educação, mas não se obteve nenhum resultado.
Já em 2000, uma comissão foi criada para buscar alternativas. Algumas alterações foram feitas no projeto original. O andar térreo por exemplo, onde era prevista a instalação de salas de artes, agora vai ser ocupado por uma área comercial. “A implantação dessa área comercial possibilitou a capitação de recursos para a continuação da obra”, explica o coordenador da Central de Eventos, Luis Roberto Barbosa.
Através de licitações públicas, a universidade fechou contrato com o Banco Santander, que pagou aproximadamente um milhão e 500 mil reais pelo aluguel do espaço no período de 15 anos. Pelo mesmo período a Livraria Feesc fechou contrato com a universidade 350 mil reais. Assim, por 15 anos os comerciantes vão pagar mensalmente apenas a taxa de condomínio, que ainda não foi calculada. Ainda estão abertas licitações para concorrência pelo espaço da agência de viagens, de dois boxes alimentícios, uma loja de fotografia, e um ponto de cachorro quente.































