UFSC desenvolve projeto para avaliar saúde de professores e técnicos

27/05/2004 15:48

Tabagismo, ingestão de álcool, qualidade do sono, nível de estresse e

hábitos alimentares. Essas são algumas das questões que vão ser investigadas pelo projeto “Hábitos de Atividade Física e Aptidão Física Relacionada à Saúde dos Servidores da UFSC: 1994-2004”, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina, desenvolvido por Elusa Santina Antunes de Oliveira e coordenado pelo professor Markus Nahas.

Os resultados atuais serão comparados a um trabalho semelhante realizado dez anos atrás, também sob a coordenação de Nahas. O primeiro passo será o de enviar as cartas aos professores e funcionários técnico-administrativos escolhidos aleatoriamente que vão participar do programa. “Esperamos contar com cerca de 500 participantes”, diz Nahas.

Todos vão responder a um questionário contendo informações pessoais e

indicadores gerais de saúde. Se está, por exemplo, satisfeito com o peso, se fuma, quantas doses de bebida alcoólica toma por semana, com que regularidade toma café da manhã completo, com que freqüência dorme bem, se está satisfeito em relação à vida profissional etc.

Além disso, professores e servidores técnicos vão ser questionados se

praticam exercícios físicos ou esportes regularmente, se passam a maior parte do tempo sentados, usam elevadores ou escadas e quais as atividades de lazer preferidas.

Existe ainda um questionário que deve ser respondido com bom senso. São aquelas perguntas sobre se algum médico já perguntou a respeito de problemas de coração, se sente dores no peito, perde o equilíbrio quanto sente tonturas, se já desmaiou, possui problemas nas articulações ou ossos, toma alguma remédio para pressão alta ou problema cardíaco. Para finalizar, testes físicos, antropométricos e cardiorrespiratórios.

Mais informações com o professor Markus pelo fone 331-7089.