Reitor Lúcio Botelho participa em Brasília de audiência com Ministro e da eleição na Andifes
O Conselho Pleno da Andifes, formado por dirigentes das 54
Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), elege nesta quarta-feira, 12 uma nova Diretoria. Mas, antes de transferir o cargo, a atual presidente da Andifes, reitora Wrana Panizzi, acompanhada dos demais dirigentes das IFES, reúne-se com o ministro da Educação, Tarso Genro, às 11h no MEC.
Os dirigentes esperam ouvir do ministro algumas respostas sobre a
série de reivindicações das IFES, apresentadas ainda em fevereiro pela
Andifes, e que abrangem, principalmente, o orçamento, recursos humanos e gestão. Um dos problemas frisados é a falta de reposição do quadro de pessoal docente e técnico-administrativo associada ao fluxo constante de aposentadorias e à expansão das atividades das IFES verificadas nos últimos anos. “Isso compromete a qualidade do ensino e da pesquisa”, afirma a presidente da Andifes. Seriam necessários oito mil concursos de docentes e sete mil de técnico-administrativos para preencher as vagas, atualmente ocupadas por professores substitutos e pessoal terceirizado.
A liberação do orçamento 2004 – que deve amenizar a dívida de R$ 66
milhões de restos a pagar de 2003 das IFES -, as Fundações de Apoio e a escolha dos dirigentes nas IFES são outros assuntos na pauta da reunião com o ministro.
ELEIÇÃO
À tarde, a partir das 14h, acontece a 58ª Reunião Ordinária do
Conselho Pleno da Andifes, quando será eleita a nova Diretoria Executiva, composta pelo Presidente, 1º Vice-presidente, 2º Vice-presidente e dois Suplentes. O novo presidente ou a nova presidenta assumirá o cargo para o mandato de um ano. A Andifes, atualmente presidida pela reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Wrana Panizzi, completou 15 anos em abril.