Fotógrafo Português abre exposição no Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC
O fotógrafo Mauricio de Abreu expõe no Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC, um olhar sobre as nove ilhas açorianas, através das suas paisagens, das suas festas ,do seu povo. Ao longo das diversas estações do ano, o autor percorreu as ilhas encantadas tentando perceber o espírito destes lugares.
“…As ilhas dos Açores podem não ser a reserva do paraíso, mas ainda não são o sepulcro da inocência. Poderás chegar à conclusão que a minha miopia ultrapassou a fronteira da demagogia, porque o artificial já contaminou o natural ou porque o sonho do Infante foi mais híbrido do que lírico uma vez que não há mais ilhas para descobrir. Não é verdade. Estas ilhas vão devolver-te a capacidade de sonhar com os espaços anímicos da utopia, subvertendo os nevoeiros do fantástico e desvendando os segredos dos homens que as manhãs declinam sobre a linha do horizonte. À tarde, poderás beber um poente de todas as cores. Dormirás melhor.”
A exposição fotográfica permanecerá aberta até 30 de agosto de 2004, com visitação de seunda a sexta feira da 9:00 as 17:30 horas. Informações pelo telefone (48) 3318821 ou via mail joi@nea.ufsc.br.
Maurício Abreu nasceu em Coimbra em 1954, estando radicado em Setúbal desde 1964. Concluiu a licenciatura em engenharia eletrotécnica no IST em 1978. A partir de 1983, dedicou-se exclusivamente à fotografia, tendo desenvolvido diversos trabalhos como fotógrafo, produtor e editor, nas áreas do património natural e cultural, da etnografia e da arquitetura tradicional. Uma das suas preocupações fundamentais tem sido registar através da fotografia toda uma série de valores que tendem a desaparecer aglutinados ou desintegrados pela actual civilização.
É autor e editor de uma colecção de livros fotográficos sobre várias regiões de Portugal: Alentejo, Ribatejo, Açores, Madeira, Algarve, Setúbal, Norte Alentejano, com textos de Hélder Pinho, Álamo de Oliveira, João de Melo, Vicente Jorge Silva, Nuno Júdice, Francisco José Viegas, Isabel Vitor, Luís Jorge Gonçalves, Ana Duarte e José Manuel Fernandes.
Contatos com o fotografo: telefone 351 265 221135, mail; mauricioabreu@mail.telepac.pt ou website: www.mauricioabreu.com