Ex-alunas da UFSC são selecionadas para curso da OEA

11/05/2004 13:25

As ex-alunas do Curso de mestrado em Direito da UFSC, Mônica Teresa Cherem e Tatiana Lacerda Prazeres foram as únicas brasileiras selecionadas para o Curso de Direito Internacional da Organização dos Estados Americanos (OEA). O curso, que será ministrado no Rio de Janeiro em agosto, é destinado a profissionais da área de Direito dos Estados membros da OEA e tem o objetivo de estudar, discutir e atualizar temas em direito internacional público.

Atualmente Mônica Teresa Cherem é aluna do Programa de Doutorado em Direito da UFSC e Tatiana Lacerda Prazeres é analista de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. “Meu maior interesse com esse curso é saber o que a OEA, que é um a organização de integração americana, pretende fazer para promover o desenvolvimento do continente”, explica Mônica.

O curso é realizado todo o ano, sempre com uma temática especial. Em 2004 a OEA traz especialistas do mundo inteiro para ministrar as aulas sobre o tema Direito Internacional, Comércio e Desenvolvimento. A intenção é promover uma discussão em torno de novas propostas que

possam ser implementadas pelos alunos em seus campos de trabalho de seus respectivos países. Ao final do curso cada aluno tem que escrever um ensaio que será enviado a Washington. “Uma das exigências da organização é que você não faça só uma compilação daquilo que você viu no curso, mas que você realmente apresente novas propostas”, explica Mônica.

Por Gutieres Baron/ bolsista de Jornalismo da Agecom