Começa na UFSC seminário nacional “Movimentos sociais, participação e democracia”
Os movimentos sociais estão redefinindo suas exigências perante a democracia. Com essa questão de fundo, pesquisadores de todos os estados brasileiros se reúnem, a partir desta quarta-feira, de 26 a 28 de maio, na Universidade Federal de Santa Catarina, para o Seminário Nacional “Movimentos sociais, participação e democracia”. O evento comemora os 21 anos do Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais (NPMS), considerado um dos mais importantes do país na produção de conhecimento na área.
Participam do seminário pesquisadores de outros centros da UFSC, intelectuais ligados aos movimentos populares, militantes de diversas orientações e estudantes. Segundo a coordenadora do NPMS, Ilse Scherer-Warren, o evento destaca três grandes setores da discussão sobre movimentos sociais: as discriminações étnico-raciais, a diversidade cultural e a exclusão social.
As políticas de inclusão também serão abordadas, bem como as novas
formas de participação política. “A reflexão sobre como os movimentos sociais, o mercado e o Estado se relacionam aprofunda a discussão sobre a democracia participativa”, reforça a coordenadora.
Além das mesas redondas, os grupos de trabalho retomam essas questões e apresentam resultados de pesquisas sobre movimentos sociais, democratização do estado e empoderamento da sociedade civil através de associações.
Nas mesas, destaca-se a presença de nomes como Adrian Lavalle, do CEBRAP, Evelina Dagnino, da Unicamp, Maria Célia Paoli, da USP, Celi Pinto e Marcelo Silva, da UFRGS, e representantes dos movimentos negro, feminista, homossexual e popular e comunitário.
A abertura está marcada para as 19h desta quarta-feira, dia 26, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC. Em seguida, acontece a primeira mesa com representantes dos movimentos sociais. Na quinta e sexta-feira, estão previstas mesas redondas pela manhã e discussão dos GTs, à tarde.
O Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais da UFSC, fundado em 1983, é coordenado pela professora Ilse Scherer-Warren e tem sido referência nacional e internacional, nos estudos sobre a democracia através da ação de associações nas sociedades e dos movimentos sociais. Além da produção de textos e livros sobre o tema, o núcleo tem multiplicado o número de pesquisadores através de monografias de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado.
Dentro da sociedade civil, o grupo tem realizado parcerias e prestado assessoria a variadas ONGs, associações e dos movimentos sociais, colocando também à disposição do público um acervo de publicações e banco de dados sobre estas temáticas
As inscrições são gratuitas e serão distribuídos certificados para apresentadores de trabalhos, coordenadores, debatedores e participantes do evento.
Maiores informações podem ser obtidas com o NPMS, no site www.cfh.ufsc.br/~npms, pelo telefone 3318826 ou diretamente na recepção do seminário.