Reforma Universitária: Grupos discutem autonomia administrativa, gestão e financiamento
Três grupos de trabalho se reuniram na tarde de ontem (5), dentro da programação do Seminário Temático da Andifes, que termina nesta terça, no auditório do Hotel Caiçara, em João Pessoa.
O Grupo 1 discutiu propostas para “Autonomia Acadêmica e Gestão Democrática”, o Grupo 2 debateu o “Financiamento Público da Educação Superior” e o Grupo 3 apresentou propostas para a “Autonomia Administrativa e Gestão Institucional”. Todos os grupos de trabalho contaram com participação de professores, técnico-administrativos e estudantes e deverão apresentar relatório com o resumo das propostas discutidas na reunião plenária que está sendo realizada nesta manhã.
Os dirigentes das IFES também participaram na tarde de ontem de uma reunião com a professora Mônica Molina, da Universidade de Brasília, e coordenadora do Pronera (Programa Nacional de Educação para a Reforma Agrária), que o Governo Federal, através do Ministério da Reforma Agrária, pretende implementar em parceria com as Universidades brasileiras.
O Pronera consiste, basicamente, na integração da Universidade e o desenvolvimento de um programa de bolsas de vivência para estudantes universitários voltados para a área de reforma agrária.
O seminário temático da Andifes sobre Autonomia, Financiamento e Gestão Institucional será encerrado hoje, com a apresentação dos grupos de trabalho e uma plenária que discutirá as propostas desses grupos. O seminário não tem caráter deliberativo, mas servirá como sinalização de propostas que deverão nortear o posicionamento da Andifes na discussão sobre reforma universitária.
O próximo seminário da Andifes acontece nos dias 26 e 27 de abril, na Universidade Federal de Goiás. As propostas dos cinco encontros serão analisadas na reunião do Conselho Pleno da Andifes, de 3 a 4 de maio, na UFRGS.
Informações: Agência UFPB