Projeto de Extensão da UFSC ajuda no ensino de Física de escolas e universidades

08/04/2004 16:21

Procurando fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão, tripé de formação da estrutura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Departamento de Física da universidade tem editado três vezes por ano o Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF). O periódico é voltado prioritariamente para o professor de Física da escola secundária e para os cursos de formação de professores.

Com circulação de 2 mil exemplares, o CBEF publica artigos em português e espanhol sobre experimentos de fácil aquisição, montagem e utilização em aula, artigos de divulgação científica e tópicos de Física geral, artigos de pesquisa em ensino de Física, artigos sobre História e Filosofia da Ciência/Física, recursos instrucionais aplicados ao ensino da Física, além de comunicações e informes sobre eventos relacionados com o ensino da Física.

Desde a circulação de seu primeiro exemplar, em dezembro de 1984, ainda com o nome de Caderno Catarinense de Ensino de Física, já foram publicados 62 números, entre os quais quatro edições especiais. O Caderno Catarinense de Ensino de Física, no v. 19, n.1 (abr/2002), trocou de nome e passou a se chamar Caderno Brasileiro de Ensino de Física, após uma consulta a muitos pesquisadores da área de ensino de Física.

Para a coordenadora do projeto, Sônia Peduzzi, o periódico tem por objetivo promover uma disseminação efetiva e permanente de experiências entre docentes e pesquisadores, visando elevar a qualidade do ensino de Física tanto nas escolas da rede quanto nas instituições formadoras de novos professores

Ao longo de sua existência, foi alvo de várias avaliações como, por exemplo, durante a do PADCT/SPEC/CAPES, de 1986 a 1995. Em 1994, particularmente, o Subprograma Educação para Ciência da Capes promoveu, através de uma comissão de especialistas, a avaliação do material de instrução produzido por projetos universitários, abrangendo os dez anos de sua atuação. O CBEF (na época, Caderno Catarinense de Ensino de Física) foi selecionado “entre o material tido como de excelência”.

Em 2003, o CBEF foi classificado como de circulação nacional, conceito A, pelo Sistema de Avaliação e Qualificação da CAPES (Qualis/2003), nas áreas de “Ensino de Ciências e Matemática” e “Educação” e pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED/2003), na área de “Educação”.

O CBEF é distribuído gratuitamente a Bibliotecas de Escolas de Ensino Médio e de Universidades Públicas do país, bem como a Departamentos de Física das últimas.

Segundo a Pró-reitoria de Cultura e Extensão da UFSC (www.prce.ufsc.br) a extensão universitária tem por objetivo levar para a comunidade externa o conhecimento produzido dentro da universidade, trabalhando as necessidades e realidades da sociedade e atendendo às suas reivindicações.

“Neste sentido, o CBEF vem contribuindo para que a UFSC cumpra uma de suas importantes funções, qual seja, a de efetivar uma articulação da universidade com os demais níveis de ensino, promovendo uma permanente formação e atualização de professores de Física do ensino médio e fundamental, visando um sistema educacional mais integrado e de melhor qualidade”, afirma Sônia Peduzzi.

Por Alexandra Alencar/ bolsista de jornalismo da Agência de Comunicação