Prêmio Finep de Inovação Tecnológica abre inscrições para edição 2004
O Laboratório de Soldagem da UFSC (Labsolda), ligado ao Instituto de Mecatrônica do Departamento de Engenharia Mecânica, prepara-se para participar da 5ª Edição do Prêmio Finep 2004.
O prêmio pretende incentivar as empresas e instituições pelos melhores resultados no campo das inovações tecnológicas.
O Labsolda pretende este ano inscrever-se nas categorias de processo e produto, assim como nos anos anteriores. Há vários trabalhos, na área de pesquisa tecnológica, como o recente sobre novas aplicações de soldagem plasma com adição de pó, que são complementares pois vão desde o projeto até o desenvolvimento dos modelos ou aplicações na comunidade empresarial.
Para o departamento da UFSC esta profundidade nas pesquisas permite um amplo leque de possibilidades das quais o laboratório pode usufruir para participar das categorias do prêmio.“Esse reconhecimento nestas iniciativas auxilia na abertura de possibilidades e maneiras de relacionamentos com órgãos fomentadores de pesquisa e desenvolvimento, além de dar prestígio em sustentabilidade para toda a equipe, pois o LABSOLDA, por sua maneira de administrar, tem sempre de ir além das expectativas de todos para conseguir algo, e isso quase sempre andando somente com suas pernas”, afirma administrador do Lasolda, Pablo Luiz de Arruda.
Nas edições anteriores o laboratório da UFSC conquistou alguns prêmios, como a categoria Instituição de Pesquisa, em 2003, onde constituiu fontes eletrônicas de soldagem, para recuperação de partes danificadas de turbinas hidroelétricas. Além do prêmio na categoria Processos – Tecnologia da Inovação, em 1999, na qual desenvolveu um processo que reduz em 50% o tempo necessário para a manutenção de turbinas das hidroelétricas, com aumento de qualidade.
As inscrições para a etapa regional Sul do Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica 2004 podem ser feitas até o dia 31 de julho, com a inserção dos projetos. Em agosto, acontecerá o julgamento para a escolha dos trabalhos vencedores e, em outubro, a cerimônia de premiação.
Podem participar todas as empresas e instituições públicas ou privadas, com sede no Brasil, que tenham criado conceitos novos na geração, absorção e uso das tecnologias de processos e produtos, e que representem progresso significativo para a sua modernização. Os participantes poderão concorrer em mais de uma categoria do concurso.
As categorias do Prêmio são: Produto, Processo, Pequena e Grande Empresa e Instituição de Pesquisa. Cada categoria leva em consideração aspectos específicos, mas todas se baseiam nas conseqüências que o desenvolvimento das inovações trazem para a empresa ou instituição.
A FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), uma empresa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, promove e financia a inovação e a pesquisa científica e tecnológica. Os melhores de cada categoria do concurso receberão uma bolsa de fomento do CNPq e uma viagem para o Reino Unido. O Prêmio FINEP 2004 tem o patrocínio do SEBRAE, CNPq e British Council.
As inscrições para o Prêmio só poderão ser feitas via internet, pelo e-mail premio.finep@expressao.com.br ou pelo site da FINEP www.finep.gov.br/premio/index.htm.
Quem tiver interesse em saber um pouco mais sobre os projetos do Labsolda pode acessar o site: www.labsolda.ufsc.br.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 222-9000, ramal 204
Por Alexandra Alencar / bolsista de jornalismo da Agecom