Palestra do Projeto Engenheiro Empreendedor trouxe um dos criadores do Guia Floripa
O engenheiro elétrico Maurélio César Pereira ministrou nesta segunda-feira a palestra “Construindo uma cidade digital” aos alunos do Centro Tecnológico da UFSC. Pereira contou um pouco sobre sua experiência empreendedora na criação do site Guia Floripa, o maior site de informações turísticas de Florianópolis. A palestra foi promovida pelo Projeto Engenheiro Empreendedor que está lançando a nona edição do Curso de Empreendedorismo Tecnológico a Distância.
Graduado pela UFSC, Pereira disse que quando entrou na universidade sabia pouco sobre informática, mas, quando começou a ter os primeiros contatos, se interessou bastante. “Meus colegas entendiam muito mais de informática que eu. Isso fez com que eu procurasse aprender algo sobre a área e logo no segundo semestre eu já havia conseguido uma bolsa, onde eu aprendi muito” conta.
Quando estava na quarta fase, a Internet no Brasil foi liberada para utilização comercial. Pereira e seus colegas viram uma boa oportunidade para montar um negócio próprio. Foi aí que surgiu o Guia Floripa. O grupo fez um projeto e o apresentou a uma incubadora de empresas, mas na primeira tentativa foi recusado. “Naquela época a Internet era um meio pouco conhecido e não oferecia retorno a médio prazo” conta. O grupo então apresentou um novo projeto que desta vez foi aprovado. Hoje, o Guia Floripa é o site turístico mais visitado do Brasil, com crescimento constante de 8000 visitas por dia.
Na mesma tarde, os participantes assistiram uma apresentação sobre o Projeto Engenheiro Empreendedor e sua principal iniciativa atualmente – o Curso a Distância de Empreendedorismo Tecnológico. Neste semestre, 405 estudantes de graduação do CTC-UFSC estão matriculados no curso, ministrado através de um ambiente de aprendizagem desenvolvido pelo Laboratório de Ensino a Distância (LED). As aulas, que abordam temas como “visão empreendedora” e “plano de negocio”, iniciaram dia 12. O curso termina na segunda quinzena de maio, quando os estudantes apresentam planos de negócio para a área tecnológica. Os melhores trabalhos serão premiados.
Por Gutieres Baron/bolsista de jornalismo da Agência de Comunicação