Ministro dos Esportes visita a UFSC
O Ministro Agnelo Queiroz esteve, nesta terça-feira, conhecendo as instalações do Centro de Desportes e prometeu apoio às reformas necessárias para que aqui aconteçam , em 2005, os Jogos da Juventude.
O Ministro estava em Florianópolis para a abertura, no CentroSul, do 3º Fórum Internacional de Esportes que tem como tema “Aumente seus conhecimentos”. A UFSC preside a comissão científica do evento.
O Ministro visitou as instalações acompanhado do Reitor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, do Diretor do Centro de Desportos, professor Júlio César Schmitt Rocha, do Coordenador do Núcleo de Estudos de Tênis de Campo, professor Juarez Muller Dias e outros professores do Departamento.
O Reitor da UFSC e o professor Júlio César Schmitt Rocha estiveram recentemente em Brasília, em audiência com o Ministro Agnelo, apresentando a proposta para que a UFSC sedie os Jogos da Juventude e as implementações necessárias na infra-estrutura do CDS.
Para que a UFSC sedie os Jogos da Juventude as duas principais reivindicações são a construção de uma piscina de aquecimento com dupla função (também de piscina pedagógica) e a colocaçõa de piso sintético na pista de atletismo.
A piscina olímpica, aquecida e coberta, está dentro dos padrões necessários às competições, mas para que as marcas alcançadas sejam referendadas pelo Comitê Olímpico, é necessária a construção da segunda piscina. O ministro aprovou a obra e disse ao Reitor “Pode começar a quebrar, que o senhor vai ter o serviço completo”. A obra deve ficar em torno de R$100.000,00.
A pista de atletismo que serve à comunidade e aos treinamentos dos estudantes e atletas é uma pista com revestimento de carvão. Ela já está bem estruturada para o recebimento do piso. Seriam necesários preparação para a própria colocação e o piso em si. Como o material sintético é importado, tem um alto custo, em torno de 800 000 dólares.
O professor Rodolfo aproveitou a oportunidade para pleitear, uma vez mais, a transformação da UFSC num Centro de Excelência na área de esportes, permitindo que o local seja reconhecido como capaz de trabalhar com esporte de rendimento, melhorar performances , capacidade atlética e formação e capacitação de técnicos.
As novas diretrizes curriculares para os Cursos de Educação Física foram publicadas no Diário Oficial da União em 31 de março último. Na oportunidade foi reiterado o desejo de implantar um Curso Noturno de Educação Física,que amplie as vagas e as oportunidades para o ingresso. Em 2003 houve um aumento de 20% das vagas oferecidas no Curso que atualmente recebe 120 alunos a cada vestibular (60 por semestre).
O Ministro Agnelo conheceu as novas instalações do Laboratório de Biomecânica, o Laboratório de condicionamento físico, a sala de artes marciais e seu estrado improvisado, com criatividade, com pneus servindo para o amortecimento.As salas de aula do Bloco Novo, o Laboratório de Mídia, onde já foram produzidos mais de 20 vídeos e que produz o programa “Esporte e Cultura”( Tv Cultura), o Laboratório de Dança entre outros espaços.
O Ministiro dos Esportes afirmou que os investimentos feitos na Universidade, principalmente na Universidade Pública são muito importantes, porque além de servirem à comunidade acadêmica servem também à toda a comunidade.
Por Alita Diana/jornalista da Agência de Comunicação da UFSC