Fórum de Educação reúne-se na UFSC
Criado por decreto do executivo, em janeiro deste ano, o Fórum Catarinense de Educação Superior se reuniu, nesta sexta-feira, 16 de abril, na sala dos conselhos da UFSC, com a finalidade de estabelecer diretrizes para o desenvolvimento das suas atividades.
A entidade, que é presidida pelo secretário estadual da educação, Jacó Anderle, teve sua reunião aberta pelo reitor da UFSC professor Rodolfo Pinto da Luz. Ele salientou a importância dessa instituição, destacando que somente a UFSC, desde a década de 70 cresceu na ordem de 225%. A cada ano há um aumento de 10% nas matrículas dos cursos de graduação.
Na opinião do Reitor da UFSC, o sistema Acafe tem contribuído, significativamente, para o desenvolvimento do ensino superior no Estado. Mas ainda há muito a ser realizado. Por isso o Fórum é tão importante para Santa Catarina.
Durante a reunião, o Secretário da Casa Civil, Bráulio Barbosa, entregou aos reitores das universidades particulares, a primeira parcela dos recursos destinado ao programa de bolsa do artigo 170. Salienta que há um projeto para aumentar os valores destinados a esse programa.
Já o presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia (Funcitec), Antonio Diomário de Queiroz ao falar da Univirtual disse que se trata de soma de esforços para a criação de uma universidade virtual, cuja finalidade é de capacitar técnicos do governo do estado, dar formação a professores da rede estadual de nível médio, além de formação universitária. Queiroz disse ainda que essa rede deverá ser ampliada em âmbito estadual, podendo se tornar um nó em demais redes nacionais que atuam na mesma área.
O Fórum se preocupa, também, com as questões nacionais, relacionadas à educação. Por isso, está se organizando o seu primeiro seminário, dias 3 e 4 de junho, em Florianópolis, quando serão elaboradas propostas concretas para a reforma universitária proposta pelo governo federal. O documento vai compor o pacote de contribuição que a região sul vai levar para a mini constituinte da região sul para a reforma universitária, que acontece no dia 30 de julho, em Porto Alegre.






























