Conto de Fadas do Império Inca novamente em cartaz no Teatro da UFSC

30/04/2004 16:14

Neste fim de semana, sábado e domingo, dias 1º e 2 de maio, às 16 horas, a peça teatral infantil O Lago do Fim do Mundo, com o Grupo Conta-Contos, estará novamente em cartaz no Teatro da UFSC. A peça

baseia-se em um conto de fadas do tempo do Império Inca. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00.

O LAGO DO FIM DO MUNDO é um conto de fadas da tradição oral da América Andina.

A peça baseia-se num conto de fadas do tempo do Império Inca, que o grupo Conta-Contos registrou recentemente em um CD, que obteve o apoio da lei de incentivo à Cultura, da Fundação Catarinense de

Cultura.

Conta a história que o filho do Imperador Inca havia nascido doente e que todos os médicos e curandeiros já haviam sido chamados, mas nenhum conseguindo curá-lo. Um dia o Imperador vai até uma caverna onde um fogo sagrado fica aceso dia e noite e lá pede ajuda. Ele então escuta uma voz que diz que seu filho devia beber da água mágica do lago do fim do mundo, e a notícia se espalha pelas montanhas… Muitos guerreiros corajoso vão em busca deste lago, mas nenhum o encontra. Um dia a notícia chega a um vale onde vive uma

família de lhamas… E a menina Sumac parte em busca da água do lago mágico , atravessando os altos desafios da montanha e da solidão.

Na peça, a música é tocada ao vivo e mostra diversos instrumentos da cultura da América do Sul. Como o charango, a quena, zampoña, a trutruca, o ronroco, a harpa, o moxeño e outros.

Em cena, a narração cuidadosa nos remete ao Império Inca e seus mitos. Dança, movimento, personagem e bonecos embelezam o espetáculo. E o cenário é um grande painel de montanhas, a perder de vista.

Desde 1990, o Conta–Contos vem se dedicando à arte, à música e à narração de histórias, entendidos como estimuladores da imaginação infantil, e, hoje é reconhecido na cidade como uma referência de

qualidade na produção cultural para crianças.

O CD “ O Lago do Fim do Mundo” pretende ampliar o trabalho de educação artística que o grupo vem fazendo há mais de doze anos na região de Florianópolis.

A direção musical é de Polo Cabrera, músico chileno radicado há mais de treze anos em Florianópolis, que já gravou como nomes como Milton Nascimento, Ney Matogrosso e Mercedes Soza. A direção de texto é de Gilka Girardello, professora da UFSC com doutorado na área de Produção para Crianças, com mais de 20 anos de pesquisa no campo das histórias infantis.

Fonta: DAC/PRCE/UFSC