Autonomia não pode vir para isolar as universidades, segundo a presidente da Andifes

07/04/2004 16:37

A presidente da Andifes, reitora Wrana Panizzi, advertiu ontem durante o encerramento do Seminário Andifes sobre Reforma Universitária realizado pela UFPB, em João Pessoa, que a autonomia pretendida pelas universidades federais não deve se confundir com soberania ou independência que isole uma das outras e, pior, desmonte um sistema de ensino público superior que precisa crescer e se consolidar, apesar de sua heterogeneidade.

Segundo a presidente da Andifes, a articulação e interação das diversas e diferentes unidades do sistema são elementos decisivos para o seu próprio fortalecimento. `A integração de competências e excelências da universidade pública brasileira é o seu grande trunfo para impedir que o Brasil se transforme em mero repetidor ou reprodutor de teorias e métodos importados`, observou.

A reitora Wrana Panizzi manifestou também a intenção de reunir novamente os dirigentes das IFES para um novo encontro com o presidente Lula, a exemplo do que ocorreu ano passado, a convite do próprio governo, que na época mostrava-se interessado em saber o que pensam e querem os dirigentes das universidades federais. “Acho que está na hora de voltarmos lá para dizer que ainda queremos aquele programa que ele anunciou”, disse.

Ela se referia aos compromissos assumidos por Lula em 2002 e reafirmados pelo Presidente da República na audiência que concedeu aos membros da Andifes em 2003. Os compromissos estão no capítulo “Uma Escola do Tamanho do Brasil”, do programa de governo apresentado por Lula na campanha presidencial. Tópicos daquele capítulo, referentes ao ensino público superior, foram lembrados e lidos ontem pelo reitor Jader Nunes (UFPB), em pronunciamento que antecedeu ao da reitora Wrana.

Informações: Agência UFPB