Aulas do Curso Pré-Vestibular da UFSC iniciam nesta segunda-feira
As aulas do Curso Pré-Vestibular da UFSC iniciam na próxima segunda-feira. Neste ano o número de vagas aumentou de 120 para 200. O projeto, criado no ano passado, é uma oportunidade de facilitar o acesso ao ensino superior para pessoas desfavorecidas economicamente.
O cursinho gratuito da UFSC terá três turmas, uma extensiva com 80 alunos que terão aulas durante o ano todo e outras duas turmas semi-extensivas, com 60 alunos, que começam o curso a partir de agosto. As aulas são ministradas diariamente, no período noturno, nas salas do Centro de Ciências da Saúde (CCS). As apostilas são confeccionadas pelos próprios professores do curso e distribuídas gratuitamente aos alunos.
A turma que inicia as aulas na próxima semana já está com as vagas encerradas. 60 delas foram preenchidas por alunos que tiveram taxa de isenção na inscrição do vestibular passado, tentaram uma vaga no projeto, mas ficaram de fora. 20 vagas foram distribuídas entre os melhores alunos do projeto em 2003 que tiveram um bom desempenho tanto nas aulas, como no próprio exame, mas não conseguiram a classificação necessária.
A seleção realizada pelo Serviço Social da Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade (PRAC) continua com os mesmos critérios. Para participar do programa, a partir do próximo semestre, é necessário que o candidato ao vestibular possua isenção na taxa de inscrição, more perto da universidade e tenha concluído o ensino médio, integralmente em escola pública.
Segundo a coordenação do programa a baixa evasão, o comprometimento dos professores e os aulões de véspera renderam bons resultados em 2003. No ano passado, dos 120 alunos que foram isentos da taxa de inscrição e participaram do cursinho, doze foram aprovados.
Somente três alunos deixaram de concluir o curso, o que deixa evidente a dedicação de toda a equipe, principalmente dos vestibulandos. Foram três meses de atividade, em que os 20
professores deram dicas e estiveram em contato direto com os estudantes. Além das aulas,houve revisões antes das provas e confraternização no encerramento do pré-vestibular.
Todo este trabalho da equipe dos professores, bolsistas e coordenadores que se localiza na Coordenação de Educação Básica da Pró-Reitoria de Ensino, não seria suficiente se não fosse o apoio de parceiros como a PRAC, Associação dos Aposentados e Pensionistas da UFSC (APOPEN) e do Banco do Brasil que disponibilizam infra-estrutura e pessoal para melhor atendimento aos vestibulandos.
Para saber mais informações sobre o Cursinho Pré-Vestibular acesse o site:www.cursinho.ufsc.br.