Andifes prepara documento final sobre a contribuição para a Reforma Universitária
Depois de encerrar a série de Seminários sobre a Reforma Universitária, em Goiânia, a Andifes reúne o seu Conselho Pleno em um encontro na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre os dias 02 e 04 de maio. A abertura da reunião será realizada pela presidente da Andifes, reitora Wrana Panizzi, no domingo (02), às 20h.
Na segunda-feira, a partir das 08h30, a Andifes apresentará e debaterá com os dirigentes a minuta do documento com a contribuição para a Reforma Universitária, a partir dos relatórios produzidos em cada seminário temático realizado entre os meses de fevereiro e abril, nas cinco regiões do País.
À tarde, será instalada uma mesa redonda com a presença dos ex-presidentes da Andifes para debater a Reforma Universitária e resgatar os principais temas que pautaram as interlocuções da Andifes com as autoridades, comunidades acadêmicas e sociedade em geral, desde a sua fundação, em 1989.
Até o final do encontro, na terça-feira, com encerramento previsto para às 13h, o Conselho Pleno vai deliberar sobre a contribuição da Andifes para a Reforma Universitária, elaborando o documento final que será divulgado ainda na primeira quinzena de maio.
A reunião do Conselho Pleno também definirá a data da eleição da Diretoria Executiva da Andifes.
Ex-presidentes
A Andifes, presidida pela reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Wrana Panizzi, completou 15 anos no último dia 23 de abril. Desde a sua criação, em 1989, a Andifes atua como a representante oficial das 54 instituições federais de ensino superior (IFES) na interlocução com o governo federal, com as associações de professores, de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral.
Doze presidentes já estiveram à frente da Andifes: Vanessa Guimarães Pinto, ex-reitora da UFMG e ex-secretária de Educação Superior do MEC; Nelson Maculan, ex-reitor da UFRJ e atual secretário de Educação Superior do MEC; Newton Lima Neto, ex-reitor da UFSCar; Antônio Diomário de Queiroz, ex-reitor da UFSC; Odilon Antônio Marcuzzo do Canto, ex-reitor da UFSM; Tomaz Aroldo da Mota Santos, ex-reitor da UFMG; José Ivonildo do Rêgo, reitor da UFRN; Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, reitor da UFSC; Emídio Cantídio de Oliveira Filho, ex-reitor da UFRPE; Carlos Roberto Antunes dos Santos, ex-reitor da UFPR e ex-secretário de Educação Superior do MEC, na gestão do ex-ministro Cristovam Buarque; Mozart Neves Ramos, ex-reitor da UFPE; Paulo Speller, reitor da UFMT.
Informações: Assessoria da Andifes