UFSC sedia IV Encontro de Museus Luso-Brasileiros
A Universidade Federal de Santa Catarina irá sediar o quarto Encontro de Museus Luso-Brasileiros, de 22 a 24 de março de 2004, no auditório da Reitoria. O encontro, que tem como objetivo preservar e divulgar a cultura portuguesa que predomina na área litorânea do Sul do Brasil, é uma oportunidade para trabalhadores de Museus e pesquisadores da cultura portuguesa e açoriana obterem contatos com especialistas do tema. Nas três edições anteriores, o encontro foi realizado no Rio Grande do Sul e este ano o Estado de Santa Catarina foi escolhido para sediar o evento.
A conferência de abertura será realizada pelo professor Maduro Dias, que foi responsável pelo processo de tombamento junto a Unesco da cidade portuguesa de Angra do Heroísmo como Patrimônio Mundial, e durante muito tempo foi o responsável pela conservação deste patrimônio.
Também participarão o especialista em Cultura Imaterial, Dr. José Reinaldo dos Santos Gonçalves, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Dr. Mario Chagas do Museu da Republica do Rio de Janeiro, conhecedor da museologia brasileira; e Dra. Elizabete Tamanini do Instituto Superior e Centro Educacional Luterano de Joinville (IELUSC), doutora em Museus e Turismo. Haverá um painel com representantes do Estado de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná discutindo problema e soluções em seus museus.
Paralelamente ao evento haverá demonstração e venda de produtos artesanais da herança açoriana como renda de bilro, cerâmica figurativa e utilitária, bordado em crivo e flores em escama de peixe. Também serão realizadas duas exposições fotográficas: uma de alunos do Senac e outra do Açor-Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina. A realização do evento é do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC, Núcleo de Estudos Museológico da UFSC e Museu Universitário da UFSC.
Mais informações 331 8821 ou 331 9225 com Francisco ou Peninha.