Secretário de Ensino Superior participa de workshop de Matemática na UFSC

22/03/2004 15:30

O Secretário de Ensino Superior (SESU) do Ministério da Educação, Nelson Maculan, ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, disse, na UFSC, que não haverá reforma universitária sem recursos. “Reforma só no papel não adianta”, argumenta.

Maculan esteve nesta segunda (22) no Campus para participar de um workshop de Matemática, sua área acadêmica de origem, e se encontrou com o professor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz e dirigentes da universidade. Embora já tivesse vindo outras vezes, ressaltou que nunca havia feito uma visita formal ao reitor.

Na lista de prioridades, Maculan lembrou que, primeiro lugar, gostaria de refazer o orçamento das universidades federais, sem esquecer a preocupação com questões como condições de trabalho e salários dos servidores técnico- administrativos e docentes. “As áreas públicas perderam muito poder no ensino superior e é preciso recuperar isso”.

Reiterou a necessidade de autonomia do MEC, acrescentando que existe uma cultura de dificuldade de compreensão sobre o papel da universidade, da importância de se fazer ensino, pesquisa e extensão. “Uma cultura de tempos colloridos e da qual até hoje não conseguimos nos livrar”.

Para Maculan, as universidades federais e estaduais deveriam ser o marco, o modelo, para as outras chegarem no mesmo nível. Acredita que é essencial intensificar o diálogo para se chegar a um consenso e que a universidade federal tem ser gratuita, de qualidade, com autonomia e orçamento global.