Reitor da UFSC participa de encontros internacionais na Bélgica
O Reitor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz embarcou, no final de semana, para uma viagem à Europa na condição de Presidente do projeto Columbus, entidade que reúne dirigentes Universitários da Europa e América Latina.
Na Bélgica, o Reitor participa de um encontro promovido pela Universidade Católica de Louvain sobre a integração da América Latina e Europa no que se refere às experiências do Ensino Superior.
O encontro vai discutir, entre outros temas, a convergência dos sistemas de ensino superior entre os dois continentes, tendo como base a aplicação de um sistema de créditos acadêmicos, o controle de qualidade e os mecanismos de reconhecimento de atividades acadêmicas.
No programa estão previstas palestras sobre as experiências do processo de reforma universitária, a declaração de Bolonha, documento assinado em 1999 e que definiu as linhas de ação para fortalecer a competitividade das instituições de ensino superior européias, além de temas como cooperação acadêmica e mobilidade de estudantes e professores.
Após o encontro em Louvain, o Reitor participa de outra reunião, em Bruxelas, promovida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bélgica. Na pauta deste segundo encontro, o processo de cooperação entre universidades Belgas e instituições de ensino superior da América Latina.