Grupos de trabalho do seminário Andifes fecham relatórios sobre Ciência, Tecnologia e Inovação
O segundo seminário da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior) sobre reforma universitária, foi encerrado ontem em São Carlos. O evento realizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) contou com a participação de cerca duzentos representantes de mais de quarenta instituições do Brasil.
Na plenária final, os quatro grupos de trabalho (GTs) formados durante o seminário, apresentaram relatórios que serão submetidos a avaliação da Andifes, para a formulação da proposta que deverá ser encaminhada pela associação ao Governo Federal.
Os temas dos grupos foram assim divididos: GT 1 – `Políticas e mecanismos de apoio à inovação tecnológica: papel da Universidade e relações com o Estado e as empresas`; GT 2 `Arranjos institucionais para a inovação tecnológica e a transferência de Tecnologia`; GT3 `O papel da Universidade na produção de conhecimento`; e GT 4, `Pós-Graduação: a formação de recursos humanos para a Ciência, a Tecnologia e a Inovação`.
As propostas apresentadas foram amplamente discutidas e perpassaram questões como novos sistemas de fomento, Lei de Inovação Tecnológica, propriedade intelectual, fundos setoriais, transferência de tecnologia entre outros. Neste último item, a coordenadora do GT 2 e do Núcleo UFSCar – Empresa, Ana Lúcia Vitale Torkomian afirmou que essa transferência não pode ser vista pela sociedade como um fim, mas sim como um desdobramento do conhecimento gerado nas universidades.
O próximo semanário da Andifes será realizado na região Norte, pela Universidade Federal do Pará, nos próximos dias 22 e 23, sobre o tema `Currículos, responsabilidade social e avaliação`. Na sequência, nos dias 5 e 6 de abril, acontece o seminário `Autonomia, financiamento e gestão`, na Universidade Federal da Paraíba; e nos dias 26 e 27 de abril, o seminário `Carreiras e relações de trabalho` fecha o ciclo de cinco debates temáticos sobre reforma universitária na Universidade Federal de Goiás.
Informações: Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar