Curso na UFSC ensina como entender e interpretar pesquisa eleitoral
Em ano eleitoral, procurar entender e interpretar a enxurrada de pesquisas que invadem os veículos de comunicação é sinal de cautela. E este é um dos objetivos do curso Pesquisas de Opinião, com o professor do Departamento de Informática e Estatística (INE), Renato Cislaghi, que será realizado nos dias 27 de março e 3 de abril, no Centro Tecnológico da UFSC (CTC).
Em sua segunda edição, o curso tem como público-alvo profissionais da área de marketing, jornalistas, empresários e possíveis candidatos. “Quem participar estará capacitado a planejar uma pesquisa, preparar os questionários, definir a amostra e treinar os entrevistadores”, afirma Cislaghi. “Mas também poderá ter mais segurança para contratar algum instituto e para interpretar melhor os resultados de pesquisas”, completa.
A afirmação de Cislaghi exemplifica o teor do curso, que não só tem a intenção de fornecer o domínio da área, como também procura possibilitar aos leigos uma visão mais ampla sobre os procedimentos das pesquisas, os erros mais comuns e até mesmo as “mentirinhas” praticadas pelos institutos e que costumam iludir grande parte das pessoas. “Na primeira edição, 2/3 dos inscritos eram ligados a partidos políticos. Isso indica que eles estão buscando um melhor preparo, uma possibilidade de entender melhor os resultados que eles recebem”, comenta Cislaghi.
Durante o curso serão abordados os seguintes tópicos: pesquisas de opinião – o que são e como são utilizadas; tipos de pesquisa de opinião; pesquisas qualitativas; pesquisas quantitativas; aplicações práticas e utilização de pesquisas de opinião em eleições. Ao todo, serão 15 horas de aulas de exposição teórica com direito a certificado.
As inscrições podem ser feitas pelos fones (48) 233-4455 ou 331-9274, com Conceição ou pelo e-mail conceição@feesc.org.br.
Contatos com o professor Renato Cislaghi pelo telefone (48) 99812232 ou pelo e-mail cislaghi@inf.ufsc.br