Andifes e MCT dialogam sobre recursos destinados à pesquisa no País

17/03/2004 16:17

Em defesa do desenvolvimento da ciência e tecnologia, dentro de um projeto de nação, a Andifes foi até o Ministério da Ciência e Tecnologia, ontem (16/03), para uma reunião com o ministro Eduardo Campos. Participaram do encontro a Diretoria da Andifes, composta pela presidente reitora Wrana Panizzi, vice-presidente, reitor José Fernandes de Lima, e pelos reitores Cícero Mauro Fialho Rodrigues (UFF) e Jonas Pereira de Souza Filho (UFAC); os reitores da UFSC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, e da UFSCar, Oswaldo Baptista Duarte Filho, e o secretário Executivo da Andifes, Gustavo Balduino.

A Andifes ressaltou que a política de C&T, assim como a política nacional de Educação voltada ao ensino superior, devem estar em consonância com o projeto de desenvolvimento do País. A entidade reiterou sua posição – manifestada por meio de um ofício encaminhado ao ex-ministro Roberto Amaral – com relação à descentralização dos recursos para investimento em pesquisa. “Somos à favor da extinção das desigualdades regionais de investimentos em ciência e tecnologia, o que requer a desconcentração dos recursos e da geração do conhecimento. São fatores imprescindíveis para que o país obtenha um padrão de desenvolvimento socialmente justo e politicamente soberano”, disse a presidente da Andifes.

A importância dos Fundos Setoriais para a ampliação da pesquisa no país também foi outro assunto abordado pela Andifes. A Associação defende que a aplicação dos recursos atenda às prioridades institucionais, contemplando projetos originários das universidades e não de grupos de pesquisa ou pesquisadores isolados. As instituições, segundo a Andifes, podem avaliar as potencialidades locais, agregando maior eqüidade e racionalização do uso dos recursos públicos. A aplicação desses recursos também deve ter continuidade, na opinião da Associação, ou seja, a verba determinada deve ser repassada sem descontinuidade, para não prejudicar as estruturas que estão sendo montadas para desenvolver os projetos de pesquisa.

“Defendemos uma Política de Ciência e Tecnologia que contemple o desenvolvimento das regiões menos favorecidas, como uma forma eficiente de desenvolvimento do país”, afirmou o vice-presidente da Andifes.

A transparência nos critérios adotados para a distribuição dos recursos e a avaliação dos resultados também foram defendidos pela Diretoria da Andifes, para que se obtenha maior retorno dos investimentos em Ciência e Tecnologia, ponto que obteve plena concordância do ministro Eduardo Campos.

Em resposta, o ministro da C&T solicitou um documento, elencando todas as sugestões apresentadas e disse que essa interlocução entre o MCT e a Andifes é importante para o Governo e deve ser permanente. A Andifes já está elaborando sua proposta sobre Ciência e Tecnologia, que deve ser entregue em breve ao Ministério.

Informações: Assessoria da Andifes