Abertas as inscrições para o Projeto Engenheiro Empreendedor
Estão abertas desde 15/3 as inscrições para estudantes dos cursos de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Sistemas de Informação da UFSC para a edição 2004.1 do Projeto Engenheiro Empreendedor.
O curso de Empreendedorismo Tecnológico é gratuito e será
ministrado a distância, em um ambiente de aprendizado na Internet, desenvolvido pelo Laboratório de Ensino a Distância (LED) da UFSC. No ambiente virtual, os alunos têm acesso ao material didático e interagem com o professor e as tutoras As aulas iniciam em 12 de abril. Ao final do curso, os três melhores projetos serão premiados pela coordenação do projeto.
O curso é realizado desde setembro de 1999 e, em sete edições, já capacitou 3.875 alunos de graduação no Brasil, Bolívia e Peru. Graças ao interesse constante dos estudantes pelo empreendedorismo na área tecnológica, esta será a terceira edição consecutiva do projeto. A expectativa dos organizadores é de que este curso seja tão procurado
quanto o anterior, em que 476 alunos se inscreveram.
O principal objetivo do curso é incentivar o espírito empreendedor nos alunos e fazer com que eles adotem uma postura mais crítica em relação à vida e ao futuro profissional. De acordo com a coordenadora executiva do programa, Carla Cabral, ser empreendedor é acima de tudo ter atitude: “As pessoas não nascem empreendedoras, mas tomam uma
atitude empreendedora quando sabem onde querem chegar e lutam para conquistar seus objetivos”. Carla observa que o fato do curso ser a distância é um aspecto mencionado pelos alunos como interessante e atrativo, pois a maioria deles não teria como se matricular se as aulas fossem presenciais. “É uma experiência que nos ensina muito sobre aprender e ensinar”, comenta.
Ao final de aproximadamente um mês e meio de curso, os alunos apresentam uma proposta de plano de negócio para algum produto ou serviço. O plano contém a descrição do produto ou serviço, indica o público-alvo e revela as características que podem ser consideradas uma inovação no mercado.
Na última edição do projeto, a primeira colocação ficou com a equipe Factus, que apresentou uma proposta para construção de casas com baixo custo, aproveitando resíduos como cinzas de carvão, casca de arroz e garrafas PET (Poli-Tereftalato Etileno). O segundo lugar
ficou com a equipe Odonpar, que propôs o uso de parafusos de osso bovino na fixação de enxerto ósseo odontológico.
A reciclagem de pneus para o uso na construção civil e pavimentação asfáltica deu à equipe GranPneu a terceira colocação. O primeiro lugar recebeu um premio de R$ 500 e as outras duas equipes, R$ 250 cada uma.
Inscrições até 2 de abril, pelo site www.ctc.ufsc.br/empreendedor
Informações 231 4484 e 331 9339.
Para saber mais sobre o projeto:www.ctc.ufsc.br/empreendedor
Fonte: Núcleo de Comunicação CTC