Tarso Genro convida secretário de Porto Alegre para a presidência do INEP

05/02/2004 10:30

O novo presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) será o atual secretário de Administração da Prefeitura de Porto Alegre, Eliezer Pacheco. Ele foi secretário da Educação na gestão de Tarso na Prefeitura de Porto Alegre (2001 a 2002).

O Inep é responsável por levantamentos de dados sobre educação e avaliações de ensino, incluindo o antigo Provão, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o Saeb (Sistema de Avaliação do Ensino Básico).

Graduado em história pela Universidade Federal de Santa Maria e mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pacheco foi coordenador do 3º Fórum Mundial da Educação, realizado no ano passado em Porto Alegre

Eliezer Pacheco defende mudanças para “aperfeiçoar” a medida provisória que criou novas regras de avaliação do ensino superior e, na prática, extinguiu o Provão (Exame Nacional de Cursos). Proposta pelo ex-ministro Cristovam Buarque, a MP tramita no Congresso. Pacheco diz que o ministro da Educação, Tarso Genro, quer tornar a avaliação mais precisa, uma vez que a MP é considerada excessivamente vaga.

Crítico do Provão, Pacheco evitou detalhar quais seriam as alterações. Mas deu a entender que não pretende propor nenhuma mudança muito profunda. Para ele, o debate deve ocorrer no Congresso. “Não vou chegar para fazer transformações radicais”, disse, revelando a disposição de, inicialmente, tomar pé da situação no Inep.

Pacheco evitou dizer se o novo sistema de avaliação do ensino superior conseguirá fechar cursos comprovadamente de baixa qualidade. O Provão e outras formas de avaliação lançadas no governo Fernando Henrique Cardoso serviram para mostrar o que todos já sabiam: há no País faculdades de péssimo nível. Apesar de fazer o diagnóstico e induzir melhorias, o sistema concebido pelo ex-ministro Paulo Renato Souza não resultou no fechamento de nenhum curso reprovado.

Com informações da Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e Andifes