Núcleo de Mídia Científica lança revista

19/02/2004 15:50

Acompanhe abaio o editorial da publicação. Para baixar a revista, entre no site do MIC: www.mic.ufsc.br

Abrir um canal entre a comunidade científica do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC e a sociedade.

Divulgar descobertas importantes e relevantes. Acompanhar projetos em

andamento ou já concluídos na área de Ciência e Tecnologia. Transformar as teses e dissertações em notícias assimiláveis dentro e fora da academia. Em vez dos indicadores costumeiros usados pelas instituições de ensino, textos pessoais apresentam a opinião de quem as defendeu e do orientador, bem como o papel de ambos no contexto da pós-graduação. O MIC (Núcleo de Mídia Científica) surgiu com essa missão, publicando seu sítio na web em 8 de fevereiro de 2002.

Nas páginas desta Revista do MIC, número 1, reunimos algo do que foi

feito até o primeiro aniversário para divulgar teses e dissertações,

laboratórios, projetos e produtos. Cinco dos 22 textos falam de teses e dissertações defendidas no PPGEP, incluindo a demonstração de como é

possível avaliar a produção científica de forma transparente e nãotendenciosa1, uma técnica que promete anabolizar as buscas na Internet2, a receita para amortizar o custo ambiental das obras de superfície3, a revelação de que mestres não são imunes à crendice4 e, por fim, o mapa do desperdício de alimentos5 que, já em fevereiro, repercutiu a ponto de dobrar a quantidade de acessos ao nosso sítio em relação a dezembro, sem falar nas inserções na mídia comercial.

Cobrimos também o trabalho de laboratórios, alunos e professores.

A gama de assuntos é vasta, incluindo a formação da Rede SCienTI, os

sistemas desenvolvidos pelo Grupo Stela, o trabalho de consultoria

empresarial do Grupo de Engenharia e Análise de Valor (GAV), o Banco de Teses e Dissertações (BTD), o sistema Olimpo do Ijuris, as análises de sítios web de universidades e de candidatos à presidência e os desenvolvimentos na área da Educação, com o Laboratório de Ensino a Distância (LED) e a aplicação do sistema de controle de qualidade da ciência – a revisão pelos pares – na aprendizagem.

Iniciamos com uma crônica gostosa e muito verdadeira de Mário Prata,

cedida gentilmente pelo autor. Em seguida, um artigo aborda o impacto e o futuro do MIC e seu sítio na web. Depois vêm as matérias do ano I.

Buscamos, assim, demonstrar que o casamento da ciência com o jornalismo pode dar certo. Esperamos que a leitura seja prazerosa.

Núcleo de Mídia Científica