Abertas inscrições para o Prêmio Jovem Cientista

25/02/2004 15:59

Na busca de soluções para a fome e a desnutrição, que afetam milhões de pessoas em todo o país, a vigésima edição do Prêmio Jovem Cientista traz como tema a `Produção de Alimentos: Busca de Soluções para a Fome`. A inscrição é de caráter individual e poderá ser feita até o dia 30 de julho, por formulário eletrônico, disponível no endereço www.jovemcientista.cnpq.brou pelos Correios, para o seguinte endereço: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Serviço de Prêmios – SEPN 507 – Sala 209 – Brasília – DF – CEP 70740-901.

Nesta edição, concorrem pesquisas nas áreas de biotecnologia na produção de alimentos, redução de perdas e aproveitamento de subprodutos, tecnologias apropriadas ao processamento de alimentos em pequena escala e produtos alimentícios regionais com potencial mercadológico.

O Prêmio será atribuído em quatro categorias: Graduado, candidatos com menos de 40 anos e que já concluíram o curso de graduação; Estudante, para alunos que estejam freqüentando cursos de graduação e que tenham menos de 30 anos de idade; Mérito Institucional, instituição com o maior número de trabalhos premiados e Orientador, professores ou pesquisadores que tenham atuado como orientadores dos candidatos vencedores. Em cada uma das categorias Graduado e Estudante serão premiados três candidatos.

O Prêmio Jovem Cientista foi criado em 1981, com o objetivo de estimular a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e profissionais, que procuram alternativas para problemas brasileiros. Os temas escolhidos são de interesse direto da população e buscam soluções para problemas encontrados em seu cotidiano. Entre os assuntos abordados em anos anteriores estão “Reciclagem de rejeitos industriais”, “Saúde da população e controle de endemias”, “Oceanos: fonte de alimentos” e ” Água – Fonte da Vida”.

A participação de cientistas e estudantes vem aumentando a cada ano e, em 1999, esses temas passaram a estimular, também, a criatividade e o interesse científico entre os estudantes do ensino médio, com a criação do Prêmio Jovem Cientista do Futuro.

Parceria entre o Conselho Nacional Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação Roberto Marinho, Gerdau e Eletrobrás/Procel, o Prêmio Jovem Cientista é considerado uma das mais importantes premiações do gênero.