Projeto de Educação de Surdos da UFSC dispõe de bolsas de doutorado

30/01/2004 16:19

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – lançou o Programa de Apoio à Educação Especial, com objetivo de desenvolver pesquisa e fomentar a formação de professores nos níveis de mestrado e doutorado que trabalhem as questões do ensino especial.

Para desenvolver esse Programa na parte que trata das questões do ensino de surdos, a CAPES selecionou e convidou o Grupo de Estudos Surdos do Núcleo de Investigação do Desenvolvimento Humano da UFSC (Nucleind), que é coordenado pela Professora Ronice Muller de Quadros. A escolha deu-se em decorrência do trabalho que o grupo vem desenvolvendo na área do ensino da Língua de Sinais, o que tem proporcionado o provimento de intérpretes com formação acadêmica adequada.

O Projeto que aqui será desenvolvido tem a denominação “Educação de surdos: o professor bilíngüe, o professor surdo e o intérprete de língua de sinais em foco”. O financiamento é de R$400.000,00 (quatrocentos mil reais), recurso, que em parte, será destinado a bolsas de mestrado e doutorado em educação e propiciará a vinda de professores de outras instituições.

A primeira etapa do Projeto é a implantação do espaço físico e a seleção dos candidatos a duas bolsas de doutorado, por quatro anos no valor mensal de R$1.072,89. O Programa de Pós-graduação em Educação fará um processo seletivo aberto para o preenchimento das duas vagas. Para candidatar-se é necessário,entre outros requisitos, ter proficiência na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e apresentar um projeto na área da educação de surdos. As inscrições são de 3 a 5 de março de 2004, na Secretaria do PPGE.

O Nucleind vem trabalhando pela inclusão de crianças, jovens e adultos portadores de deficiência física ou mental às escolas e universidades desde 1986. O núcleo capacita profissionais da área da educação quanto a atitudes e posturas pedagógicas adequadas à educação de pessoas com necessidades especiais. Essa capacitação é realizada através de projetos, seminários, palestras e pesquisas com a participação de professores e estudantes.

Segundo a técnica em assuntos educacionais Terezinha Aparecida Ramos a inclusão de crianças portadores de deficiência é recente, mas já existe uma legislação que obriga as escolas e universidades a receberem esses alunos. “Isso é muito importante para a criança com necessidades especiais pois ela tem a oportunidade de trocar experiências e aprender muitas coisas, ao passo que as outras crianças aprendem a respeitar essas diferenças”, explica Terezinha.

Entre outras atividades, o Nucleind promove a coleta de dados sobre as pessoas portadoras de deficiência no Campus; disponibiliza recursos especializados para as pessoas com deficiência sensorial (visual, autidiva); presta assessoria aos cursos de graduação e pós-graduação, bem como a outros setores da UFSC, e promove o intercâmbio com outras Universidades.

A adequação de condições para o ingresso na Universidade tem sido uma preocupação da COPERVE que, junto com o NUCLEIND, desde 1996 vem procurando atender os candidatos ao vestibular que necessitam de recurso técnico-pedagógicos e espaço físico adaptado às suas necessidades. Neste sentido os candidatos com necessidades especiais vêm realizando suas provas nas dependências do NUCLEIND, que é o único espaço físico na UFSC com acessibilidade a todos.

Mais informações pelo telefone 048 331-9369 ou pelo site www.ced.ufsc.br/nucleos/nucleind/

Edital 001/PPGE/2004