UFSC divulga listão dos aprovados na próxima segunda-feira

23/12/2003 15:25

A Universidade Federal de Santa Catarina divulga, na próxima segunda-feira, dia 29, o listão dos aprovados no Concurso Vestibular 2004. Às 15 horas, no auditório da Reitoria, acontece a cerimônia de homenagem aos 10 primeiros classificados no concurso. Cada um deles receberá um kit com material institucional da UFSC. Os três melhores colocados recebem também o brasão da universidade e o primeiro classificado ganhará ainda um computador.

Após a cerimônia o listão completo será fixado no Ginásio de Esportes.

Os candidatos aprovados para o Curso de Engenharia de Materiais devem fazer a matrícula nos dias 28 e 29 de janeiro, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 horas, na secretaria do Colegiado do Curso. Os aprovados para os demais cursos farão a matrícula nos dias 12 e 13 de fevereiro, no prédio da Biblioteca Universitária, nos mesmos horários.

Este ano o concurso abriu 3.890 vagas para 60 cursos, incluindo habilitações e opções. Um total de 38.854 estudantes se inscreveram para as provas. No ano passado foram 40.336 inscritos. Novamente o curso mais concorrido foi Medicina, com 44,92 candidatos por vaga, em seguida vieram Jornalismo, com 21.30 e Nutrição, com 20,03.

Concorreram a uma vaga os candidatos que efetivamente realizaram as duas provas e obtiveram: pelo menos 3,0 pontos na disciplina de Redação; pelo menos 3,0 pontos em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e pelo menos 20,0 pontos no conjunto das disciplinas Língua Estrangeira, História, Geografia, Física, Matemática, Biologia e Química.

Este ano, apesar de uma redução de 5,9% no número de inscritos, o concurso teve também o mais baixo índice de abstenção dos últimos três vestibulares, com um percentual de 10,6%, correspondendo a 4.125 candidatos. No ano passado o índice de abstenção foi de 16,4%.

Na avaliação da COPERVE, a retomada da execução do concurso no mês de dezembro pode ser um dos fatores para explicar este baixo índice de abstenção. De acordo com o professor Edemir Costa, uma avaliação preliminar indica que a mudança para dois dias foi positiva dentro do objetivo pretendido, que era reduzir o estresse do candidato. Por isso, a princípio a mudança deve ser mantida para os próximos anos.

Depoimentos de candidatos, registrados nos meios de comunicação e também relatos de professores de cursinhos, a princípio bastante reticentes com a mudança, também indicam bons resultados. Outro objetivo alcançado com a realização de provas em apenas dois dias foi a redução do risco de acontecerem problemas durante o concurso. “Foi um dia a menos em que o processo esteve exposto, sob diversos aspectos, como o pernoite de provas”, lembra o professor.

Mais informações na página www.vestibular2004.ufsc.br