UFSC comemora 43 Anos

15/12/2003 14:23

Uma programação especial está sendo organizada para comemorar os 43 anos de aniversário de fundação da UFSC, no dia 18 de dezembro. A inauguração do Presépio de Natal, apresentações do Coral e de Terno de Reis, inauguração de novas construções e a implantação do Memorial da UFSC são alguns exemplos.

Na inauguração do Presépio de Natal, que será às 19h, haverá apresentações do Coral da UFSC e do Terno de Reis e serão distribuídos ao público caldo de cana feito na hora e doces da tradição açoriana. O Presépio deste ano será montado em frente ao prédio da Reitoria com o tema “Nascimento de Cristo: A Adoração dos Magos”. As peças terão tamanho natural e estão sendo montadas pelo artista plástico Ailton Manuel Corrêa. A programação inclui também a inauguração do bloco B do Centro de Desportos, às 10h, e a inauguração do Memorial David Ferreira Lima, no Hall da Biblioteca Universitária, às 17h.

A UFSC foi criada no dia 18 de dezembro de 1960, pela Lei nº 3.849, sancionada pelo Presidente Juscelino Kubitschek. A Lei integrou seis faculdades – de Direito, Catarinense de Filosofia, de Ciências Econômicas, de Farmácia e Odontologia, de Medicina e de Serviço Social – e deu suporte à realização do sonho de fundação de uma universidade em Santa Catarina.

Ao longo dos anos o sonho se consolidou e mostrou sua importância para o Estado. Este ano, a UFSC oferece em seu Vestibular 3.890 vagas para 60 cursos de graduação. Ao longo de quatro décadas, estes cursos vêm formando recursos humanos que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento político, econômico, social, cultural, desportivo, científico e tecnológico, regional e nacional.

O ensino de pós-graduação também foi ampliado e estimulou o desenvolvimento da ciência e da tecnologia em Santa Catarina. Seus mestrados e doutorados constituem padrão de referência regional. Hoje a Universidade Federal de Santa Catarina é a principal instituição de pesquisa e o maior e mais importante centro de pós-graduação do Estado, representando seu corpo docente a maior força de trabalho intelectual no campo do conhecimento de Santa Catarina. Em termos de produção científica, neste aniversário de 43 anos da universidade a sociedade catarinense pode também comemorar uma posição de destaque na produção científica na América Latina.