Treze alunos da UFSC recebem Prêmio Mérito Universitário Catarinense 2003

18/12/2003 14:46

Treze alunos da UFSC receberam do Governador Luiz Henrique da Silveira o Prêmio Mérito Universitário Catarinense 2003, nesta quarta-feira, 17/12. O governador fez a entrega oficial do prêmio para 99 universitários de todo o estado. Considerado o maior prêmio acadêmico brasileiro relacionado à educação, ciência e tecnologia, o Mérito Universitário recebeu investimentos de quase 600 mil reais. O principal objetivo do prêmio é incentivar a qualidade na formação de recursos humanos, premiando com viagens internacionais de estudo os acadêmicos de destaque e referência no ensino, na pesquisa e na extensão.

Para o Secretário Estadual da Educação e Inovação, Jacó Anderle, esse investimento foi uma prova da preocupação que o Governo tem com a pesquisa e desenvolvimento de projetos inovadores no campo tecnológico, começando pelo ensino fundamental e ensino médio, integrando-se com o sistema de graduação. No ano passado, 20 Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina participaram de edital específico para seleção da edição 2003. Mais de 1.100 candidatos puderam optar por viajar para um dos 20 países relacionados, nos cinco continentes.

Entre 1995 e 2003, mais de 370 universitários já foram beneficiados. A partir de 2002, o número de vagas foi ampliado de 30 para 100. Em 2003 foram preenchidas 99, sendo que os selecionados realizaram as viagens entre setembro e início de dezembro corrente. As viagens têm duração de duas semanas, em média. Nos países de destino, os universitários tiveram oportunidade de participar de feiras e congressos, conhecer instituições de pesquisa e de ensino superior, museus, bibliotecas e, também, os aspectos históricos, políticos, econômicos e sociais.

Na última edição do prêmio a Funcitec promoveu uma inovação, agregando valor às viagens. Foram agendadas, para todos os grupos, visitas oficiais nas Embaixadas e Consulados Brasileiros e nas principais universidades nos países de destino. Nos órgãos diplomáticos, os próprios embaixadores, chanceleres ou diplomatas que atuam em diferentes áreas, receberam os catarinenses explicando os principais pontos de relacionamentos político, econômico, tecnológico e social com o Brasil. Nas universidades, puderam conhecer os respectivos sistemas de ensino superior (graduação e pós-graduação), as faculdades das suas áreas, centros e laboratórios de pesquisa, além de bibliotecas e os departamentos de relações internacionais.

Alunos da UFSC contemplados:

China: Michele Valvassori Biff, do curso de Nutrição;

Emirados de Rãs Al Khaimah: Rubens Carlos Gustmann Gomes, do curso de Engenharia Civil;

Chile: André Dezanet, do curso de Agronomia;

Itália: Felipe Amin Filomeno, do curso de Ciências Econômicas;

Índia: Cláudia Mnegaz Zaccaron, do curso de Química;

Estados Unidos: Mário Augusto C. de Campos, do curso de Engenharia Elétrica;

França: Bianca Wisbeck Berstorff, do curso de Administração;

Inglaterra: Maryualê Malvessi Mittmann, do curso de Letras-Alemão;

Rússia: Sofia Helena Gollnick Ferreira, do curso de Filosofia;

Japão: Karime Louise Zenedin Glitz, do curso de Engenharia Mecânica;

Canadá: Gabriela de Oliveira, do curso de Ciências Biológicas;

Cuba: Emilaura Alves, do curso de Nutrição;

Alemanha: Eduardo Gaulke, do curso de Engenharia Elétrica.

Mais informações pelo telefone (48) 331-9891 ou 331-9276