Propostas de reforma universitária estão quase concluídas

11/12/2003 14:09

As linhas básicas para discussão da reforma das universidades federais estão traçadas. Na próxima semana, o documento, preparado por um grupo de trabalho, será concluído, disse o ministro da Educação, Cristovam Buarque, em videoconferência, durante a solenidade de comemoração dos três anos do Portal de Periódicos da Capes/MEC, nesta quarta-feira.

Será, segundo o ministro, um documento simples, com indicações sobre o número de professores que as universidades federais precisam e gastos com salários e investimentos. Esta é a parte emergencial. O grupo de trabalho vai sugerir ao Presidente da República uma análise sobre a capacidade de envolvimento das universidades no ensino básico por meio de parcerias, sem imposições. Por fim, o documento traçará um roteiro para as discussões da reforma.

De acordo com Cristovam, não há a pretensão de fazer a reforma das universidades agora, mas de definir como deve ser o debate nos próximos meses. Ele lembrou que na reforma da Previdência todos os governadores foram ouvidos. Na das universidades, reitores e demais setores a elas ligados participarão dos debates. As discussões chegarão ao Congresso Nacional na forma de projeto de lei. “Queremos, como governo, deixar a marca de uma grande reforma universitária no País”, disse Cristovam.

Fonte: Assessoria da Andifes