Grupo de Dislipidemia promove confraternização de final de ano

01/12/2003 16:23

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Assistência a Dislipidemia, do Hospital Universitário(NIPEAD-HU) da UFSC, promove nesta quarta-feira, 3/12, sua comemoração de fim de ano. O evento é aberto a toda comunidade universitária e acontece em frente ao Hospital Universitário, com diversas atividades como práticas desportivas, biodança, atendimento nutricional e atendimento cardiológico.

A programação inicia às 8h30, haverá uma dinâmica com a psicóloga às 8h45, atividade de educação física às 9h15, atividade com biodança às 10h e encerramento com coffe-break, além da dinâmica de grupo, a partir das 11h.

A Dislipidemia tem sido demonstrada como um fator de risco importante na mortalidade da doença arterial coronariana (DAC). O aumento do colesterol, um dos tipos de lipídios, junto com um aumento de lipoproteína de alta densidade (HDL-C) tem sido associados às ocorrências de acidente vascular cerebral e enfarte.

Este projeto do NIPEAD-HU teve início no ano de 1997 considerando um número elevado de pacientes que passava pela cardiologia mensalmente (no Serviço de Atendimento à Comunidade Universitária –SASC do Hospital Universitário). Desde então, uma equipe multiprofissional tem trabalhado no sentido de atuar na prevenção de doenças cardiovasculares na população universitária.

Os alunos, técnico-administrativos e professores da universidade que comprovarem sua ligação com a instituição, através de documentação, receberão atendimento médico gratuito. O trabalho do núcleo é preventivo e pretende com acompanhamento nutricional, práticas desportivas realizadas no Centro de Desportos (CDS), além de atividades psicosocial, como a biodança, diminuir os riscos de enfarte dos pacientes.

“As informações que surgiram no desenvolvimento das atividades deste projeto mostraram que medidas como controle nutricional, realização de atividade física, controle do peso e cessação do fumo levaram não somente a redução do colesterol total e LDL-colesterol, mas também ao aumento da fração de HDL-colesterol, redução de triglicerídeos, redução de pressão arterial e melhora da tolerância da glicose, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares”, diz a professora Geny Aparecida dos Cantos, coordenadora do projeto desenvolvido.

O NIPEAD possui 14 profissionais e seu trabalho junto ao público ganhou a categoria de melhor trabalho na área de Análises Clínicas, no 29ª Congresso Brasileiro de Análises Clínicas realizado no dia 26 de maio de 2002, em Fortaleza.

Para mais informações o telefone do NIPEAD é 331-9919 com a professora Geny.