Gênero, Classe e Etnia tem lançamento hoje no hall da Reitoria às 19h

16/12/2003 14:26

A Editora da UFSC lança hoje, às 19 horas, no hall da reitoria a UFSC, em Florianópolis,o livro Gênero, Classe e Etnia – Trajetórias de vida de mulheres migrantes, de Teresa Kleba Lisboa, publicado em co-parceria com a Argos Editora Universitária, da UNOCHAPECÓ.

O trabalho mostra que estudos têm apontado para o significativo aumento dos fenômenos da feminização da pobreza e da feminização da migração. Segundo dados da ONU, 70% dos pobres de todo o mundo são mulheres, que por sua vez, têm despontado nos cenários da migração nacional e internacional como sujeitos autônomos, em busca de melhores condições de vida para si e para seus filhos.

“As mulheres migrantes, cujas trajetórias figuram nesse livro, descendem da miscigenação de índio com o branco, e suas trilhas de vida no tempo e no espaço estão relacionadas com as histórias e suas famílias, posseiras ou assalariadas rurais que, expulsas de suas terras, migram para outras cidades”, diz Kleba Lisboa.

Professora do Departamento de Serviço Social da UFSC, Teresa coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Serviço Social e Relações de Gênero. Doutora em Sociologia, pela UFRGS e mestre em Sociologia Política pela UFSC.

Entrevistas e contatos com a autora pelos fones: 233 4296 e 331 9540.